Mundo

Patriarca ortodoxo tem presença histórica na missa inaugural

A presença do ortodoxo grego Bartolomeu I na missa do papa Francisco foi um momento histórico desde o cisma das duas Igrejas, em 1054


	O patriarca ortodoxo grego, Bartolomeu I: "este gesto quer mostrar a importância que atribuo às relações amistosas entre as duas Igrejas", disse
 (Mustafa Ozer/AFP)

O patriarca ortodoxo grego, Bartolomeu I: "este gesto quer mostrar a importância que atribuo às relações amistosas entre as duas Igrejas", disse (Mustafa Ozer/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de março de 2013 às 13h26.

Atenas - O patriarca ortodoxo grego, Bartolomeu I, presente nesta terça-feira no Vaticano, onde acompanhou a entronização do Papa Francisco, indicou que sua presença na missa inaugural do sumo pontífice foi um momento histórico desde o cisma das duas Igrejas, em 1054.

"Nem mesmo antes do cima de 1054 houve a presença de um patriarca de Constantinopla na entronização de um Papa", indicou o monsenhor Bartolomeu a um canal de televisão turco.

Esta declaração foi veiculada pelos meios de comunicação gregos.

"Isto não aconteceu nem antes, nem depois de 1054", destacou o chefe espiritual dos ortodoxos.

"Este gesto quer mostrar a importância que atribuo às relações amistosas entre as duas Igrejas", acrescentou Bartolomeu.

Na época do anúncio da renúncia do papa Bento XVI, monsenhor Bartolomeu manifestou sua tristeza e o saudou como um amigo da Igreja do Oriente.

Acompanhe tudo sobre:ReligiãoPapasPapa FranciscoIgreja CatólicaCristãosCatólicos

Mais de Mundo

Partido de Honduras rejeita eleições e acusa interferência dos EUA

'Decepcionado', diz Trump sobre Zelensky por demora em analisar plano de paz

Venezuela reconhece morte de Alfredo Díaz, preso após eleições de 2024

'Tarifaço' da França? Macron alerta China sobre superávit com UE