Mundo

Partidos alemães iniciam negociações formais sobre coalizão

Antes da reunião desta sexta-feira, a chanceler Angela Merkel disse que as conversas preliminares entre os três partidos gerou um "cenário muito bom"

Merkel: tentativas da chanceler de formar uma coalizão nunca testada com o Partido Verde e o Partido Liberal-Democrata fracassaram no ano passado (Stefanie Loos/Reuters)

Merkel: tentativas da chanceler de formar uma coalizão nunca testada com o Partido Verde e o Partido Liberal-Democrata fracassaram no ano passado (Stefanie Loos/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 26 de janeiro de 2018 às 10h15.

Berlim - A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e os líderes de outros dois partidos menores se reúnem nesta sexta-feira para iniciar negociações formais sobre o novo governo de coalizão.

Antes da reunião desta sexta-feira, Merkel disse que as conversas preliminares entre os três partidos gerou um "cenário muito bom". Ela afirmou, ainda, que estará focada em estabelecer uma agenda para o novo governo que permitirá à Alemanha atacar os desafios do mundo digital e continuar atraindo investimento externo.

O líder do SPD, Martin Schulz, espera que as negociações, que devem ser concluídas dentro de duas semanas, sejam "rápidas e construtivas".

"A União Europeia precisa de uma Alemanha forte pró-Europa", disse Schulz. Ele enfrenta forte oposição dos próprios membros do partido sobre a renovação da "grande coalizão" que governou a Alemanha desde 2013.

Segundo o líder do CSU, Horst Seehofer, seu partido entra nas negociações "com boa vontade".

A União Democrata-Cristã (CDU) de Merkel, a União Cristã-Social (CSU), da Baviera, e o Partido Social-Democrata (SPD) perderam apoio nas eleições de setembro, nas quais um partido nacionalista que fez campanha contra imigração ganhou muitos votos.

As tentativas da chanceler de formar uma coalizão nunca testada com o Partido Verde e o Partido Liberal-Democrata (FDP) fracassaram no ano passado e contribuíram para um atraso sem precedentes na formação de governo.

Apesar da turbulência política, a economia da Alemanha permaneceu estável nos últimos meses.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAngela MerkelPolítica

Mais de Mundo

EXAME lança canal de notícias sobre o governo Trump no WhatsApp; veja como seguir

Incêndios de Los Angeles: fogos de artifício do Ano Novo podem ser a origem do desastre; entenda

Trump condenado: presidente eleito terá de ceder amostra de DNA e não poderá ter armas

Chanceler de Israel revela avanços em acordo de cessar-fogo e Hamas fala em libertação de palestinos