Mundo

Partido de Putin perde 77 cadeiras na Duma, segundo dados preliminares

As eleições da câmara baixa do Parlamento russo mostram que o partido do premiê Vladimir Putin, o Rússia Unida, saiu enfraquecido

Mesmo com perda de cadeiras, a legenda governista de Putin conserva a maioria absoluta na Duma, integrada por 450 deputados (Getty Images)

Mesmo com perda de cadeiras, a legenda governista de Putin conserva a maioria absoluta na Duma, integrada por 450 deputados (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de dezembro de 2011 às 05h47.

Moscou - O Rússia Unida (RU), partido do primeiro-ministro Vladimir Putin, perdeu 77 cadeiras na Duma, a câmara baixa do Parlamento russo, segundo dados preliminares divulgados nesta segunda-feira pela Comissão Eleitoral Central (CEC) russa.

Segundo os números da CEC, ainda não definitivos, nas eleições deste domingo o RU conseguiu um total de 238 cadeiras, 77 menos que nas eleições legislativas de há quatro anos.

No entanto, a legenda governista conserva a maioria absoluta na Duma, integrada por 450 deputados.

O Partido Comunista da Rússia (PCR), a segunda maior força eleitoral, obteve 92 cadeiras (57 em 2007); o Rússia Justa (RJ), 64 (38); e o Partido Liberal Democrático da Rússia (PLDR), 56 (40).

De acordo com os últimos números divulgados pelo presidente da CEC, Vladimir Churov, computadas 96% das atas eleitorais, o RU obtinha 49,54% dos votos; o PCR, 19,16%; o RJ, 13,22%; e o PLDR, 9,14%.

Os outros três partidos que participaram das eleições, os liberais Yabloko e Causa Justa e o nacionalista Patriotas da Rússia, não superaram o mínimo de 7% requerido para ter acesso ao Parlamento

A participação no pleito do domingo foi de 60,2% do censo eleitoral, três pontos percentuais inferior à registrada nas parlamentares de 2007.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEleiçõesEuropaPolíticaRússia

Mais de Mundo

Incêndio florestal na Califórnia destruiu área maior do que a de Los Angeles

Blinken preocupado com 'ações provocativas' da China nas imediações de Taiwan

Após críticas de Trump, FBI confirma que ele foi ferido por uma bala

Exército de Israel ordena novas evacuações no sul de Israel

Mais na Exame