Mundo

Parlamento britânico votará acordo do Brexit antes da Eurocâmara

Segundo o ministro para o Brexit, Theresa May pedirá sinal verde às duas câmaras - dos Comuns e dos Lordes - sobre o acordo de separação

Reino Unido: o governo espera satisfazer um setor do Partido Conservador (Oli Scarff/Getty Images)

Reino Unido: o governo espera satisfazer um setor do Partido Conservador (Oli Scarff/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 7 de fevereiro de 2017 às 14h36.

Londres - O parlamento britânico votará o acordo final sobre a saída do país da União Europeia (UE) antes de o pacto ser avaliado na Eurocâmara, anunciou hoje o secretário de Estado do Reino para o "Brexit", David Jones.

Jones explicou que o governo da primeira-ministra Theresa May pedirá sinal verde às duas câmaras - dos Comuns e dos Lordes - sobre o acordo de separação, assim como sobre os termos da futura relação com os países do bloco comunitário.

Ao garantir que os deputados poderão aprovar ou vetar o pacto antes dele estar finalizado, o governo espera satisfazer um setor do Partido Conservador, liderado por May, que expressou temor pelas possíveis consequências da saída sobre a economia britânica.

A deputada conservadora Anna Soubry tinha alertado que não teria "outra alternativa" a não ser votar contra os planos do governo de dar início ao "Brexit" no próximo mês se não houvesse a possibilidade de o parlamento avaliar o acordo antes de ele chegar à Eurocâmara.

"Essa é uma enorme e importante concessão nesse processo no qual vamos embarcar", disse o trabalhista Keir Starmer.

A Câmara dos Comuns continua debatendo o projeto de lei que dará ao governo o poder constitucional para ativar o artigo 50 do Tratado de Lisboa, a formalidade para dar início ao período de dois anos de negociações sobre as condições da saída do país da UE.

O texto será votado de forma definitiva amanhã na Câmara dos Comuns, seguindo na sequência para a Câmara dos Lordes. Na semana passada, a lei foi aprovada com facilidade em uma primeira votação, com 498 votos favoráveis e 114 contrários.

Na chamada "fase de comitês", que durará até amanhã, os deputados debatem as emendas propostas pela oposição para tentar estabelecer condições para a ativação do "Brexit". No entanto, a Câmara dos Comuns tem grande maioria conservadora e as alterações ao projeto estão sendo rejeitadas uma a uma pelos aliados de May.

Acompanhe tudo sobre:Reino UnidoBrexitUnião EuropeiaTheresa May

Mais de Mundo

Guarda Revolucionária do Irã anuncia exercícios com munição real no estreito de Ormuz

Trump diz que Putin concordou em suspender bombardeios na Ucrânia durante a onda de frio

China mantém posição entre os maiores investidores globais

China prevê 9,5 bilhões de viagens no Festival da Primavera de 2026