Mundo

Paraguai pedirá envio de observadores para eleições de 2013

Decisão foi anunciada pelo Tribunal, após uma reunião entre os presidentes do órgão eleitoral, Alberto Ramírez Zambonini, e do país, Federico Franco

Novo presidente do Paraguai, Federico Franco, faz discurso depois de assumir o poder: O mandato acaba no dia 15 de agosto de 2013 (Reuters/Mario Valdez)

Novo presidente do Paraguai, Federico Franco, faz discurso depois de assumir o poder: O mandato acaba no dia 15 de agosto de 2013 (Reuters/Mario Valdez)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de julho de 2012 às 20h17.

Assunção - O Tribunal Superior de Justiça Eleitoral do Paraguai (TSJE) anunciou nesta terça-feira que pedirá a presença de observadores internacionais durante as eleições do dia 21 de abril de 2013.

A decisão foi anunciada pelo Tribunal em uma nota oficial divulgada em seu site, após uma reunião entre os presidentes do órgão eleitoral, Alberto Ramírez Zambonini, e do país, Federico Franco.

Segundo o órgão, a convocação das eleições ocorrerá durante um ato oficial no próximo dia 21 de agosto, quando os chefes dos três poderes do Estado ''enviarão uma mensagem para ratificar o compromisso da defesa do Estado de Direito''.

A delegação do Parlamento Europeu que se encontra no Paraguai havia sondado nesta terça-feira a possibilidade de mandar observadores para as eleições e do presidente cassado, Fernando Lugo, concorrer como candidato ao Senado, de acordo com fontes em Assunção.

O TSJE descartou a possibilidade de antecipar o pleito, algo que não existe na Constituição, mas que foi pleiteado como possível solução para a crise provocada pela cassação de Lugo.

O mandato do atual presidente, Federico Franco, acaba no dia 15 de agosto de 2013. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEleiçõesParaguaiPolítica

Mais de Mundo

Motorista do Tesla que explodiu em frente ao Trump Hotel se matou antes do incidente

Bombardeios israelenses matam 75 pessoas em Gaza, incluindo em zona humanitária segura

Caixas-pretas de avião que caiu no Cazaquistão são examinadas em Brasília

Venezuela oferece recompensa de R$ 620 mil por ajuda na captura do opositor González Urrutia