Para prefeito de Veneza, mudança climática é causa de enchentes

Governo italiano declara estado de emergência depois que a segunda maior maré já registrada em mais de 50 anos atingiu a cidade

O prefeito de Veneza se prepara para declarar estado de emergência depois que a segunda maior maré já registrada atingiu a cidade italiana com fortes chuvas.

As águas da enchente, chegando a 1.87 metros terão um impacto duradouro na cidade, alertou o prefeito Luigi Brugnaro. “Esses são os efeitos das mudanças climáticas“, disse ele em um post no Twitter.

Brugnaro classificou como uma situação dramática, postando vídeos e fotos da alta maré que inundou pontos turísticos. Havia várias imagens mostrando a Praça de São Marcos submersa em água e pessoas andando pelas ruas com água até os joelhos.

Um relatório de 2017 da Agência Nacional Italiana de Novas Tecnologias, Energia e Desenvolvimento Econômico Sustentável alertou que Veneza ficará submersa dentro de um século se as mudanças climáticas não forem lentas e as defesas adequadas não forem implementadas.

A conta oficial do Twitter da empresa de transporte público da cidade de Veneza Azienda Veneziana della Mobilita e cidadãos usavam a hashtag italiana #acquaalta (maré alta) para postar atualizações sobre a situação nas mídias sociais.

O incidente é o mais recente de uma série de desastres ambientais, à medida que surgem evidências de mudanças climáticas em todo o mundo. No início desta semana, mais de 70 incêndios ocorreram em Nova Gales do Sul, na Austrália, danificando propriedades e matando pessoas.

 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.