Mundo

Para May, políticos querem prejudicar negociações do Brexit

A premiê do Reino Unido declarou que "ameaças foram feitas" contra o país por Bruxelas, sede da UE, com o objetivo de afetar o resultado das eleições

May: a premiê convocou eleições antecipadas no começo do mês, com o objetivo de fortalecer a posição de seu partido (Andrew Yates/Reuters)

May: a premiê convocou eleições antecipadas no começo do mês, com o objetivo de fortalecer a posição de seu partido (Andrew Yates/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 3 de maio de 2017 às 14h05.

São Paulo - A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, afirmou em discurso que alguns líderes da União Europeia (UE) não querem que as negociações da saída do país do bloco, o Brexit, sejam bem-sucedidas e declarou que "ameaças foram feitas" contra o Reino Unido por Bruxelas, sede da UE, com o objetivo de afetar o resultado das eleições no país.

A premiê convocou eleições antecipadas no começo do mês, com o objetivo de fortalecer a posição de seu partido para as negociações do divórcio com o bloco europeu.

"Nos últimos dias, vimos o quão difíceis as negociações do Brexit serão. A posição do Reino Unido nessa questão foi mal representada pela imprensa europeia e a posição da Comissão Europeia está mais dura. Ameaças contra nosso país foram feitas por políticos europeus. Todos esses atos foram deliberadamente programados para afetarem o resultado das eleições gerais que ocorrerão no dia 8 de junho", declarou May, em frente à sua residência e gabinete oficial em Londres, segundo informações do jornal britânico The Guardian.

Mais cedo, a premiê havia ido ao Palácio de Buckingham para encontrar a Rainha Elizabeth II, em um ato formal para marcar a dissolução do parlamento antes das eleições.

"O Reino Unido precisa de uma liderança forte e estável. As consequências serão sérias, caso as negociações não sejam bem sucedidas", disse May, segundo o jornal britânico.

Acompanhe tudo sobre:BrexitEuropaTheresa MayUnião Europeia

Mais de Mundo

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países