Mundo

Para Havana, Obama está mal informado sobre realidade cubana

"É lamentável que o presidente Obama continue mal assessorado e mal informado sobre a realidade cubana", afirmou a diretora para os Estados Unidos da chancelaria cubana


	Josefina Vidal: Cuba e Estados Unidos, sem relações diplomáticas desde 1961, tiveram uma tímida aproximação pouco depois de Obama chegar ao poder em 2009
 (AFP)

Josefina Vidal: Cuba e Estados Unidos, sem relações diplomáticas desde 1961, tiveram uma tímida aproximação pouco depois de Obama chegar ao poder em 2009 (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de fevereiro de 2013 às 20h29.

Havana - Por intermédio de sua chancelaria, Cuba afirmou esta sexta-feira que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está "mal informado" sobre a realidade da ilha caribenha, por condicionar uma normalização das relações bilaterais a questões de direitos humanos.

"É lamentável que o presidente Obama continue mal assessorado e mal informado sobre a realidade cubana e o sentir do seu próprio povo, que deseja uma normalização dos nossos vínculos", afirmou a diretora para os Estados Unidos da chancelaria cubana, Josefina Vidal, em um comunicado.

"Cuba é um país que muda e avança" e que "o único que não mudou em 50 anos é a política dos Estados Unidos", acrescentou.

Em entrevista com a emissora hispânica Telemundo, reproduzida em outros meios de comunicação do país, Obama disse esta quarta-feira que "para que vejamos uma normalização das relações entre Estados Unidos e Cuba, temos que fazer algo com todos estes prisioneiros políticos" na ilha e "fazer algo sobre as liberdades básicas de imprensa e reunião".

Cuba e Estados Unidos, sem relações diplomáticas desde 1961, tiveram uma tímida aproximação pouco depois de Obama chegar ao poder em 2009 e suspender as restrições a viagens e remessas dos cubano-americanos impostas por seu antecessor, George W. Bush.

Os laços voltaram a sofrer uma tensão após a detenção, em 2009, do empreiteiro americano Alan Gross, condenado a 15 anos de prisão por crimes contra o Estado cubano.

Desde 1962, os Estados Unidos mantêm um embargo econômico sobre a ilha.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBarack ObamaCubaEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Morre Mirta Díaz-Balart, primeira mulher de Fidel Castro e mãe de um de seus filhos

Forças Armadas Canadenses serão lideradas por uma mulher pela 1ª vez

Autoridades do G20 recebem recomendações de centros de pesquisas

Ataques russos na região de Donetsk deixam ao menos 11 mortos e 43 feridos

Mais na Exame