Mundo

Para empresários, setor de energia deve ser prioridade

"Energia é fundamental" resumiu o presidente da Anfavea; líderes da indústria defendem investimentos do governo na área

Os empresários querem mais investimentos em energia (bergie/Wikimedia Commons)

Os empresários querem mais investimentos em energia (bergie/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de agosto de 2011 às 12h29.

São Paulo - O setor de energia é apontado como prioritário por empresários brasileiros para receber atenção - e investimentos - por parte do governo brasileiro. "Energia é fundamental", avalia o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Cledorvino Belini. O executivo participou nesta manhã do 4.º Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria, realizado em São Paulo pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

"Se o Brasil souber tirar proveito dos seus recursos em energia e água, que são recursos escassos, poderá se beneficiar muito disso", destaca o presidente da Coteminas, Josué Christiano Gomes da Silva. Com relação ao debate sobre se o País deve se concentrar no mercado de commodities ou no setor industrial, o presidente da Embraer, Frederico Curado, disse acreditar ser plenamente viável investir em ambos. "Não credito que seja preciso fazer essa escolha. Dá para fazer as duas coisas tranquilamente", afirmou.

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, participou do debate e disse que, com relação à indústria automobilística, o Brasil tem a "ambição de desenvolver motores elétricos, híbridos" localmente. Além disso, disse que o País tem grande potencial nas áreas de biotecnologia, especialmente biossintéticos, e de computação. "Temos um tremendo potencial em software. Temos que repensar nossa posição na indústria de equipamentos de computação e até em semicondutores. Temos que pensar com ousadia", afirmou.

Coutinho defendeu alianças com grandes empresas internacionais que estão no Brasil. "Por que não desenvolvemos no Brasil a próxima geração de supercomputadores? É um projeto que nós podemos ambicionar", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaServiçosAmérica LatinaDados de BrasilEnergia

Mais de Mundo

Benim frustra golpe de Estado após militares anunciarem queda do presidente

Eleições em Honduras seguem indefinidas com liderança de candidato apoiado por Trump

Kremlin vê alinhamento na política externa de Donald Trump

Japão acusa China de apontar radar para caças em Okinawa