Mundo

Paquistão convida Índia para discutir situação na Caxemira

A Caxemira é a única região indiana com maioria muçulmana e o Paquistão reivindica sua completa soberania desde a partilha do subcontinente em 1947


	Caxemira: as relações entre os países esfriaram mais do que o habitual após o mês de violência na Caxemira
 (Danish Ismail/Reuters)

Caxemira: as relações entre os países esfriaram mais do que o habitual após o mês de violência na Caxemira (Danish Ismail/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de agosto de 2016 às 11h09.

Islamabad - O Paquistão convidou nesta segunda-feira à Índia para uma reunião em seu território para discutir a situação na Caxemira, região disputada pelas duas potências nucleares desde sua independência há exatos 69 anos e cuja parte indiana vive imersa na violência há um mês com pelo menos 56 mortos.

Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores do Paquistão informou que seu ministro Aizaz Ahmad Chaudhry convidou o colega da mesma pasta indiano, Subrahmanyam Jaishankar, uma viagem a seu país para tratar da questão da Caxemira.

A nota acrescentou que a "Caxemira é o principal ponto de tensão" entre os dois países e convidou à Índia a resolver esta disputa através da Organização das Nações Unidas (ONU).

Nesta região, os enfrentamentos entre a população e as forças de segurança não cessaram desde 8 de julho, quando um insurgente independentista caxemiriano foi abatido, o que suscitou uma onda de protestos violentos que já soma 56 mortos e milhares de feridos.

O convite paquistanês acontece 69º aniversário de independência de ambos os países do Império Britânico, em 1947.

As relações entre ambos os países esfriaram mais do que o habitual após o mês de violência na Caxemira, como mostrou a reunião dos ministros de Interior dos países da Associação Sul-Asiática para a Cooperação Regional (Saarc) em Islamabad no início de agosto.

Aos pés do Himalaia, a Caxemira é a única região indiana com maioria muçulmana e o Paquistão reivindica sua completa soberania desde a partilha do subcontinente em 1947. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaÍndiaPaquistãoTerras

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia