Papa Francisco visitará o México em 2016

Porta-voz confirmou que a agenda provavelmente vai incluir uma visita ao santuário da Virgem de Guadalupe, na Cidade do México

O Papa Francisco vai visitar o México em 2016, informou nesta terça-feira à AFP o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, que afirmou que as datas e a agenda da viagem ainda não foram definidas.

A notícia foi antecipada nesta mesma terça pela correspondente da televisão mexicana Televisa, a quem Lombardi confirmou que Francisco viajará "no ano que vem" a seu país, sem especificar datas.

O porta-voz confirmou à AFP que a agenda provavelmente vai incluir uma visita ao santuário da Virgem de Guadalupe, na Cidade do México.

Tanto o presidente Enrique Peña Nieto como a Conferência Episcopal Mexicana convidaram o Papa a visitar o país em várias ocasiões.

O Papa João Paulo II visitou em cinco ocasiões o México durante seus mais de 26 anos de pontificado e o Papa emérito Bento XVI apenas uma vez, em 2012.

Enquanto a programação da visita do Papa latino-americano ainda não foi elaborada, é provável que inclua um gesto de solidariedade aos imigrantes mexicanos que tentam cruzar ilegalmente a fronteira com os Estados Unidos, um fenômeno que acompanha com particular atenção.

O Papa assegurou em março, durante uma entrevista exclusiva concedida à Televisa, que o México merece uma visita de "pelo menos uma semana".

"Eu pensava em entrar nos Estados Unidos pelo México, passando por Ciudad Juárez, na fronteira", contou Francisco aos jornalistas que o acompanharam em setembro no voo que o levou de Cuba para os Estados Unidos.

"Mas ir ao México sem ir a Guadaluoana... teria sido uma bofetada", comentou.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.