Mundo

Papa dedica audiência geral à JMJ

Papa afirmou que Jornada foi uma grande "festa da fé e da fraternidade", convidando jovens a ser uma "força de amor e de misericórdia"


	Homem fotografa multidão em Copacabana para última missa do papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude, em 28 de julho de 2013
 (Mario Tama/Getty Images)

Homem fotografa multidão em Copacabana para última missa do papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude, em 28 de julho de 2013 (Mario Tama/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de setembro de 2013 às 20h37.

Cidade do Vaticano - O papa Francisco dedicou a audiência geral desta quarta-feira, 4, à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizada em julho, no Rio. Foi uma grande "festa da fé e da fraternidade", disse, convidando os jovens a ser uma "força de amor e de misericórdia que tem a coragem e querer transformar o mundo".

Francisco resumiu em três palavras a experiência vivida entre 23 a 28 de julho, na capital fluminense: acolhimento, festa, missão. Ele pediu aos jovens que sejam "uma esperança para Deus" e "uma esperança para a Igreja", com o compromisso de construir "fraternidade, partilha, obras de misericórdia, a fim de tornar o mundo mais justo e mais belo, e transformá-lo".

"Passou mais de um mês", mas considero importante falar deste evento para entender melhor o seu significado", disse. Francisco agradeceu a Deus pelo "presente" de poder voltar ao continente americano e ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, "importante para a história da Igreja no Brasil e na América Latina".

Mais uma vez, agradeceu também aos organizadores e às autoridades civis e eclesiásticas e a todos os brasileiros pela acolhida. "Brava gente, esses brasileiros", disse, afirmando ser o acolhimento a primeira palavra que emerge da viagem ao Brasil. De acordo com o papa, a generosidade das famílias e das paróquias que acolheram fraternalmente os peregrinos, superando as dificuldades e inconvenientes, criou uma verdadeira rede de amizade. Francisco lembrou à multidão que a próxima JMJ será realizada em 2016, em Cracóvia, na Polônia, cidade da qual João Paulo II, inspirador das jornadas, foi arcebispo.

Acompanhe tudo sobre:CatólicosIgreja CatólicaJornada Mundial da JuventudePapa FranciscoPapas

Mais de Mundo

Câmara dos EUA evita paralisação do governo com aprovação de pacote emergencial de financiamento

Maduro propõe reforma constitucional para reforçar controle político na Venezuela

Atropelamento em feira de Natal na Alemanha mata duas pessoas e caso é investigado como terrorismo

Portugal aprova lei que facilita pedido de residência para brasileiros