Papa adverte sobre tentação de defender-se com muros

O papa fez críticas ao modo de fazer política de Donald Trump

O papa Francisco advertiu sobre a tentação "muito grave" de confiar, em tempos de crise, em um "salvador" que proponha defender seu povo "com muros", em uma longa entrevista com o jornal espanhol El País publicada neste sábado.

O jornal entrevistou o pontífice argentino na sexta-feira no Vaticano, enquanto Donald Trump tomava posse como presidente do Estados Unidos.

O jornal El País pediu que o papa avaliasse a emergência de movimentos populistas na Europa e o caso específico de Trump. Francisco respondeu com uma reflexão sobre as causas da ascensão do nazismo na Alemanha, lembrando que "Hitler não tomou poder, foi eleito por seu povo e depois destruiu seu povo". Segundo ele, "esse é o perigo".

"Em momentos de crise, o discernimento não funciona. (...) Buscamos um salvador que nos devolva a identidade e nos defendemos com muros, com cercas, com o que for, dos outros povos que possam nos tirar a identidade. Isso é muito grave", avaliou.

Referindo-se explicitamente a Trump, que prometeu construir um muro na fronteira com o México para conter a imigração ilegal, Francisco não quis se aventurar: "Vejamos. Veremos o que ele faz e se evolui".

Sobre os numerosos conflitos no mundo, o pontífice acredita que "estamos ma Tercera Guerra Mundial em pedacinhos".

Em tom mais pessoal, contou que não assiste televisão desde 1990, que mantém o "bom humor" e que em seu trabalho como chefe da Igreja Católica não se sente "incompreendido", mas "acompanhado por todo tipo de gente, jovens, velhos...".

Perguntado se deseja permanecer no papado até o fim de seus dias, respondeu: "Bento XVI, que me ensinou o que deve ser feito quando se sente que não se pode mais".

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.