Os países mais corruptos do mundo
Estudo da ONG Transparência Internacional aponta a Somália como a nação com maior percepção de corrupção no mundo
Da Redação
Publicado em 1 de dezembro de 2011 às 19h06.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h29.
A Somália, país da África Subsaariana, é o país mais corrupto do mundo, de acordo com o estudo elaborado pela ONG transparência internacional. Segundo Chantal Uwimana, diretora regional para África e Oriente Médio da ONG, os conflitos de interesses políticos, tribais, religiosos e geográficos frequentemente interferem nos processos de decisões políticas e têm impacto direto em assuntos governamentais e na luta contra a corrupção.
O ranking da Transparência Internacional mostra que a Coreia do Norte é o segundo país mais corrupto do mundo, segundo a percepção dos cidadãos. O governo ditatorial de Kim Jong-II contribui para este cenário ao limitar a transparência das decisões políticas e das ações militares.
Embora países da Ásia venham experimentando fases de intenso crescimento econômico, deixam a desejar em outras áreas, segundo a Transparência Internacional. É o caso, por exemplo, de medidas anticorrupção. Mianmar é um destes países. Ele foi apontado como o terceiro mais corrupto do mundo, segundo a percepção de seus cidadãos. A grande crítica é ao governo do país, que tem feito pouco para combater atos ilegais na esfera pública.
O quarto país com mais corrupção no mundo é o Afeganistão, segundo a pesquisa da Transparência Internacional. Segundo Rukshana Nanayakkara, Coordenador da ONG para o Sudeste Asiático, o país e toda a região estão em estado de alerta. “O relatório deste ano é uma clara mensagem para que os governos intensifiquem ações para conter a corrupção”, diz.
Em países como o Uzbequistão, quinto no ranking dos mais corruptos do mundo, o abismo entre os cidadãos e a elite política é profundo. Segundo Anne Koch, diretora regional para Europa Central e Ásia da Transparência Internacional, nestas nações as medidas de combate à corrupção existem, mas são ineficientes. “Estes países ainda precisam intensificar a transparência em todos os níveis da sociedade”, diz Anne.
À semelhança do vizinho Uzbequistão, o Turcomenistão também não tem o que comemorar com a divulgação do ranking de percepção da corrupção da ONG Transparência Internacional. O país é o sexto colocado da lista daqueles em que a população tem maior percepção de corrupção no governo.
O Sudão ocupa a sétima posição na lista de países onde a percepção de corrupção é maior. Não apenas no país, mas na maior parte da África Subsaariana o sentimento é predominante. Os governos centralizadores e uma complicada teia de interesses políticos, econômicos e étnicos corrompem as decisões e prejudicam a transparência.
Em oitavo lugar na lista dos países mais corruptos está o Iraque. Segundo Arwa Hassan, coordenadora para Oriente Médio e Norte da África da ONG Transparência Internacional, a posição do país no ranking reflete o elevado nível de corrupção no setor público e o baixo grau de confiança dos iraquianos nas instituições do país, que são mal administradas.
O Haiti é um dos países da América Latina com a maior percepção de corrupção no governo por parte da população, segundo estudo da Transparência Internacional. Alejandro Salas, diretor regional para as Américas da Transparência Internacional diz que, no país, a falta de independência das instituições públicas é um dos principais contribuintes para a elevada percepção de corrupção. O país fica em nono lugar no ranking da ONG.
Em décimo lugar na lista de países em que a percepção de corrupção é maior é a Venezuela. Segundo Alejandro Salas, da Transparência Internacional, os processos de reforma democrática no país são recentes, depois de longos anos de regimes autoritários. As principais instituições do país ainda são fracas, e, portanto, mais vulneráveis a corrupção.
Mais lidas
Mais de Mundo
O que são ATACMS, mísseis dos EUA que podem ser usados contra a RússiaDeputada russa alerta que decisão de Biden sobre mísseis pode levar à Terceira Guerra MundialCoreia do Norte diz que Ocidente usa Ucrânia como 'tropa de choque' contra Rússia; entendaCiclone com ventos de até 185 km/h deixa oito mortos nas Filipinas
Mais na Exame
Inteligência ArtificialMusk acusa OpenAI de tentar 'monopolizar' mercado de IA