Exame Logo

Os 10 países mais felizes do mundo — e os mais infelizes

Pesquisadores analisaram que a população é mais satisfeita em locais com menos corrupção, mais acesso à saúde e cuidado com o meio-ambiente

Helsinque, capital da Finlândia, fotografada no sábado, 23 de abril de 2023. A cidade é o principal porto marítimo e cidade industrial do país. É a mais setentrional das capitais continentais europeias (Thomas O'Neill/NurPhoto /Getty Images)

Publicado em 30 de novembro de 2024 às 08h00.

O Relatório Mundial da Felicidade de 2024 mostra quais são os 10 países mais felizes — e os mais infelizes do mundo. Para chegar ao resultado, foram levados em consideração fatores como estabilidade econômica, apoio social, expectativa de vida, liberdade de fazer escolhas de vida e percepções de corrupção.

Com isso, os pesquisadores notaram que quanto mais elevados esses padrões, mais felizes as pessoas desses países parecem estar. Por exemplo, um PIB per capita mais alto indica melhores padrões de vida e acesso a recursos. Essa segurança econômica leva os cidadãos a se sentirem mais seguros para tomar decisões e focar em um equilíbrio entre vida profissional e pessoal, o que traz mais qualidade de vida e os deixa mais saudáveis.

Veja também

Para além de fatores individuais, a gestão pública também tem relevância na felicidade da população. Critérios como baixos níveis de corrupção, cuidados com o meio-ambiente e assistência médica de qualidade aparecem na lista como fatores que influenciam a felicidade.

Os 10 países mais felizes do mundo em 2024

Os 10 países mais infelizes do mundo em 2024

Acompanhe tudo sobre:Bem-estarqualidade-de-vidaFelicidade

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame