Os 10 países com mais presos no mundo

População carcerária cresceu 30% em 15 anos e chegou a 10,2 milhões; Estados Unidos têm mais presos

São Paulo – Uma nova pesquisa do Centro Internacional de Estudos Penitenciários (ICPS, em inglês) constatou que a população carcerária mundial chegou a 10,2 milhões de pessoas.

Os Estados Unidos concentram o maior número de presos, 2,24 milhões. Em seguida, vem a China, com 1,64 milhões. Os dados se referem a setembro de 2013.

Essa população cresceu entre 25% e 30% nos últimos 15 anos. Ou seja, mais rápido que a população mundial como um todo - uma taxa de 20%.

Quatro países não divulgaram dados para compor o estudo: Coreia do Norte, Eritreia, Guiné-Bissau e Somália. Na Coreia do Norte, o número é estimado em 150 mil.

Outros países, como a China, apresentam números distorcidos. Os 1,64 milhões de presos são apenas os que já foram condenados. Estima-se que 650 mil estão na cadeia e aguardam julgamento. Logo, o número tende a ser muito maior que o divulgado.

Confira a seguir os 10 países com mais presos no mundo:

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.