Mundo

Ortega é reeleito na Nicarágua para 3º mandato seguido

Daniel Ortega conquistou terceiro mandato consecutivo como presidente da Nicarágua, apesar de críticas à formação de uma "dinastia familiar"

Daniel Ortega: atual presidente teve mais de 72 por cento dos votos na Nicarágua (Rodrigo Arangua/Reuters)

Daniel Ortega: atual presidente teve mais de 72 por cento dos votos na Nicarágua (Rodrigo Arangua/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 7 de novembro de 2016 às 07h50.

Manágua - O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, conquistou um terceiro mandato consecutivo como presidente do país da América Central no domingo, à medida que eleitores celebraram anos de crescimento sólido e ignoraram críticas sobre a instalação de uma dinastia familiar.

Ao juntar seu passado de ex-guerrilheiro marxista com uma abordagem mais amigável com o empresariado, Ortega contrasta com muitos líderes que foram dominantes na América Latina e que perderam popularidade recentemente após falhar em garantir ganhos na economia.

O ex-militante de 70 anos, que concorre com sua esposa, Rosario Murillo, como vice-presidente, teve 72,1 por cento dos votos, garantindo um terceiro mandato consecutivo até 2021, informou o conselho eleitoral.

O anúncio fez com que centenas de apoiadores da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) saíssem às ruas de Manágua para celebrar.

O principal oponente de Ortega, o candidato do Partido Liberal Constitucionalista, Maximino Rodríguez, ficou em segundo com 14,2 por cento, de acordo com o conselho eleitoral.

Acompanhe tudo sobre:Nicarágua

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal