Mundo

Ordenada detenção preventiva da esposa de Hosni Mubarak

Suzanne Zabet Saleh, mulher do ex-presidente egípcio, ficará detida por 15 dias

A esposa de Mubarak é suspeita de usar da posição de seu marido para enriquecer ilegalmente (Getty Images)

A esposa de Mubarak é suspeita de usar da posição de seu marido para enriquecer ilegalmente (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de junho de 2012 às 19h43.

Nesta sexta-feira, o Ministério da Justiça egípcio ordenou a detenção por 15 dias de Suzanne Zabet Saleh, esposa do ex-presidente Hosni Mubarak, para investigar acusações de suposto enriquecimento ilícito.

O anúncio foi feito após o interrogatório desta manhã de Suzanne por este delito na localidade litorânea de Sharm el-Sheikh, e um dia depois do Ministério decidir prolongar por mais 15 dias a detenção preventiva do ex-presidente.

O chefe do Departamento de Enriquecimento Ilícito do Ministério da Justiça, Assem al-Gohari, citado pela agência oficial de notícias "Mena", decidiu nesta sexta-feira ordenar a detenção da esposa de Mubarak.

Segundo Gohari, a decisão se deve às acusações contra Suzanne de que usou da posição de seu marido para enriquecer ilegalmente.

Na véspera, o chefe da investigação contra Mubarak, Khaled Selim, foi a Sharm el-Sheikh, onde permanece hospitalizado o ex-chefe de Estado, para interrogá-lo e também sua esposa sobre sua suposta acumulação ilegal de riqueza.

Depois do interrogatório ao ex-presidente decidiu-se pela postergação de sua prisão preventiva, enquanto Selim adiou o encontro com Suzanne para esta sexta-feira.

Mubarak, de 83 anos, e seus dois filhos, Alaa e Gamal, presos na prisão de Tora no Cairo, são acusados de abuso de poder e enriquecimento ilícito.

Sob eles pesa ainda acusação de envolvimento no ataque contra os manifestantes durante a revolução, que começou em 25 de janeiro e forçou a renúncia do então chefe de Estado em 11 de fevereiro.

Mubarak está detido preventivamente desde 13 de abril no hospital de Sharm el-Sheikh.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosÁfricaCorrupçãoEscândalosFraudesEgitoJustiçaPrisõesHosni Mubarak

Mais de Mundo

A renda subiu, os assassinatos também: o que levou Costa Rica a eleger linha dura

Laura Fernández: quem é a nova presidente 'linha dura' da Costa Rica

Costa Rica decide eleição no 1º turno com campanha focada em segurança

Irã alerta que eventual guerra contra os EUA seria 'catastrófica' para todos