Mundo

Oposição venezuelana fará plebiscito sobre Constituinte de Maduro

A consulta popular foi marcada para 16 de julho, duas semanas antes da eleição dos membros do controverso órgão

Venezuela: oposição e vários países latino-americanos têm criticado a Constituinte de Maduro por considerarem que ela visa apenas adiar as eleições (Carlos Garcia Rawlins/Reuters)

Venezuela: oposição e vários países latino-americanos têm criticado a Constituinte de Maduro por considerarem que ela visa apenas adiar as eleições (Carlos Garcia Rawlins/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 3 de julho de 2017 às 14h12.

Caracas - A oposição venezuelana fará no 16 de julho um plebiscito para determinar se os cidadãos apoiam ou não a proposta do presidente Nicolás Maduro de estabelecer uma Assembléia Nacional Constituinte para reescrever a Constituição, disseram à Reuters na segunda-feira duas fontes de oposição.

A consulta popular, que não contaria com o aval do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), será duas semanas antes da eleição dos membros do controverso órgão que estaria acima do restante das autoridades públicas.

"Hoje (segunda-feira) vamos anunciar formalmente", disse à Reuters uma fonte da oposição que pediu anonimato porque não estava autorizado a fazer o anúncio.

Os líderes da oposição planejam se reunir em um teatro em Caracas para fazer o anúncio que, embora não tenha caráter obrigatório, serviria como um termômetro para "mostrar que o país não quer essa Constituinte grotesca", acrescentou.

A oposição e vários países latino-americanos têm criticado a iniciativa de Maduro, por considerarem que ela visa apenas adiar as eleições, incluindo as eleições presidenciais no fim de 2018.

Os oponentes de Maduro estão há três meses protestando nas ruas contra o que consideram uma "ditadura" que acabou com as eleições e prende dissidentes. O presidente, entretanto, diz que as manifestações, em meio as quais cerca de 85 pessoas morreram, busca apenas derrubá-lo.

De acordo com uma pesquisa recente realizada pela empresa local Datanalisis, sete em cada 10 entrevistados são contra a proposta de Maduro para reescrever a Constituição e 75,4 por cento votariam para rejeitá-la.

Acompanhe tudo sobre:Crise políticaNicolás MaduroPolíticaVenezuela

Mais de Mundo

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia