Mundo

Oposição venezuelana conclui lista de candidatos a enfrentar Chávez em 2012

O governador do estado de Zulia, Pablo Pérez, o ex-embaixador Diego Arria e o dirigente esquerdista Pablo Medina foram os últimos a completar a lista

Os candidatos terão agora 101 dias para percorrer o país em campanha eleitoral e apresentar suas propostas aos cerca de 18 milhões de venezuelanos habilitados às urnas (Juan Barreto/AFP)

Os candidatos terão agora 101 dias para percorrer o país em campanha eleitoral e apresentar suas propostas aos cerca de 18 milhões de venezuelanos habilitados às urnas (Juan Barreto/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de novembro de 2011 às 19h54.

Caracas - As forças políticas opositoras da Venezuela concluíram nesta quinta-feira o elenco de candidatos às eleições primárias internas, que designarão os nomes para disputar os votos contra o líder Hugo Chávez nas eleições presidenciais de 7 de outubro de 2012.

O governador do estado de Zulia, Pablo Pérez, o ex-embaixador Diego Arria e o dirigente esquerdista Pablo Medina foram nesta quinta-feira os últimos a completar a lista de nomes que concorrerão às primárias do dia 12 de fevereiro.

Os três aspirantes incluídos nesta quinta-feira se somam aos outros três registrados anteriormente: Leopoldo López (ex-prefeito do município de Chacao), María Corina Machado (deputada independente) e Henrique Capriles (governador do estado de Miranda).

Os candidatos terão agora 101 dias para percorrer o país em campanha eleitoral e apresentar suas propostas aos cerca de 18 milhões de venezuelanos habilitados às urnas, mas as pesquisas indicam que a participação de eleitores nas primárias deve oscilar entre 20% e 50% desse número.

No último dia 21, o Instituto Venezuelano de Análise de Dados (Ivad) publicou uma pesquisa que aponta Capriles como favorito, com 26% das intenções de votos dos potenciais eleitores das primárias, seguido por Pérez, com 16,2% dos votos, enquanto os outros quatro juntos acumulam 19,3%. Além disso, 38,5% dos entrevistados não revelaram opinião.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDemocraciaEleiçõesHugo ChávezPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia