Mundo

Oposição venezuelana conclui lista de candidatos a enfrentar Chávez em 2012

O governador do estado de Zulia, Pablo Pérez, o ex-embaixador Diego Arria e o dirigente esquerdista Pablo Medina foram os últimos a completar a lista

Os candidatos terão agora 101 dias para percorrer o país em campanha eleitoral e apresentar suas propostas aos cerca de 18 milhões de venezuelanos habilitados às urnas (Juan Barreto/AFP)

Os candidatos terão agora 101 dias para percorrer o país em campanha eleitoral e apresentar suas propostas aos cerca de 18 milhões de venezuelanos habilitados às urnas (Juan Barreto/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de novembro de 2011 às 19h54.

Caracas - As forças políticas opositoras da Venezuela concluíram nesta quinta-feira o elenco de candidatos às eleições primárias internas, que designarão os nomes para disputar os votos contra o líder Hugo Chávez nas eleições presidenciais de 7 de outubro de 2012.

O governador do estado de Zulia, Pablo Pérez, o ex-embaixador Diego Arria e o dirigente esquerdista Pablo Medina foram nesta quinta-feira os últimos a completar a lista de nomes que concorrerão às primárias do dia 12 de fevereiro.

Os três aspirantes incluídos nesta quinta-feira se somam aos outros três registrados anteriormente: Leopoldo López (ex-prefeito do município de Chacao), María Corina Machado (deputada independente) e Henrique Capriles (governador do estado de Miranda).

Os candidatos terão agora 101 dias para percorrer o país em campanha eleitoral e apresentar suas propostas aos cerca de 18 milhões de venezuelanos habilitados às urnas, mas as pesquisas indicam que a participação de eleitores nas primárias deve oscilar entre 20% e 50% desse número.

No último dia 21, o Instituto Venezuelano de Análise de Dados (Ivad) publicou uma pesquisa que aponta Capriles como favorito, com 26% das intenções de votos dos potenciais eleitores das primárias, seguido por Pérez, com 16,2% dos votos, enquanto os outros quatro juntos acumulam 19,3%. Além disso, 38,5% dos entrevistados não revelaram opinião.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDemocraciaEleiçõesHugo ChávezPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Biden critica decisão da Suprema Corte sobre imunidade presidencial a Trump: 'Precedente perigoso'

Maduro anuncia retomada do diálogo com EUA a menos de um mês das eleições presidenciais no país

Orban visita Ucrânia pela primeira vez desde o início da guerra apesar das tensões

Coreia do Norte anuncia teste de míssil capaz de transportar 'ogiva supergrande'

Mais na Exame