Mundo

Oposição venezuelana adia protesto contra Maduro

Oposição irá se manifestar para exigir o referendo revogatório do mandato do presidente Nicolás Maduro


	Nicolás Maduro: oposição irá se manifestar para exigir o referendo revogatório do mandato do presidente venezuelano
 (Spencer Platt/Getty Images)

Nicolás Maduro: oposição irá se manifestar para exigir o referendo revogatório do mandato do presidente venezuelano (Spencer Platt/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de setembro de 2016 às 21h11.

A oposição venezuelana adiou para a próxima sexta-feira o protesto para exigir o referendo revogatório do mandato do presidente Nicolás Maduro, a fim de que coincida com um pronunciamento-chave do Poder Eleitoral sobre a consulta.

"Diante do adiamento do pronunciamento do Conselho Nacional Eleitoral (...) para a próxima sexta-feira, decidimos transferir nossa jornada nacional de protesto também para este dia", declarou o secretário executivo da Mesa da Unidade Democrática (MUD), Jesús Torrealba, em entrevista coletiva.

O organismo eleitoral (CNE) não anunciou formalmente a mudança da data, mas o dirigente da MUD assinalou que a Mesa já foi notificada.

O CNE pretendia anunciar nesta terça-feira quais seriam os dias e as condições para o recolhimento das firmas, equivalente a 20% do eleitorado, algo em torno de quatro milhões de pessoas.

"Que saibam os reitores do CNE que quando revelarem esta informação, o povo estará nas ruas para dar a resposta adequada", advertiu Torrealba.

"Se o anúncio respeitar a lei, celebraremos o comunicado como uma vitória democrática e iniciaremos no mesmo dia a campanha pelo 20%" das firmas, declarou Torrealba. "Mas se não for assim, se violarem o que estabelece a Constituição e tentarem interromper o direito dos venezuelanos, vão encontrar um povo em luta, em protesto pacífico".

Acompanhe tudo sobre:América LatinaNicolás MaduroPolítica no BrasilPolíticosProtestosVenezuela

Mais de Mundo

Trump nomeia Keith Kellogg como encarregado de acabar com guerra na Ucrânia

México adverte para perda de 400 mil empregos nos EUA devido às tarifas de Trump

Israel vai recorrer de ordens de prisão do TPI contra Netanyahu por crimes de guerra em Gaza

SAIC e Volkswagen renovam parceria com plano de eletrificação