Mundo

Oposição síria anuncia delegação que negociará em Genebra 2

Coalizão Nacional Síria, principal aliança de oposição, anunciou a formação da delegação que a representará na convenção de Genebra

Lugar dedicado à oposição síria na Conferência de Genebra 2: está previsto que amanhã comece a conferência (Philippe Desmazes/AFP)

Lugar dedicado à oposição síria na Conferência de Genebra 2: está previsto que amanhã comece a conferência (Philippe Desmazes/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2014 às 13h14.

Beirute - A Coalizão Nacional Síria (CNFROS), principal aliança de oposição, anunciou nesta terça-feira a formação da delegação que a representará na convenção de Genebra, e que será liderada por seu presidente, Ahmed Yarba.

A coalizão divulgou que na delegação estarão o secretário-geral, Badr Yamus, e seus dois vice-presidentes, Abdul Hakim Bashar e Nura al Amir. E históricos dirigentes da oposição síria, como Haizam al Maleh ou Michel Kilo, e representantes da minoria curda como Abdelhamid Darwish. Completam a expedição Hadi al Bahra, Suheir Atasi, Nazir Hakim, e Luay Safi, que será o porta-voz dos negociadores da oposição.

Está previsto que amanhã comece na cidade suíça de Montreux a chamada conferência Genebra 2, onde se sentarão na mesma mesa membros do regime e da oposição síria.

A formação da delegação opositora tinha atrasado, primeiro à espera de a CNFROS votar sábado a participação em Genebra 2, aonde tinha ameaçado não comparecer por causa da continuidade dos bombardeios do regime na Síria; e uma vez aprovada sua presença, pela possível participação do Irã na reunião.

Só ontem à noite, quando a CNFROS confirmou sua participação, depois de o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, retirar o convite à República Islâmica que a delegação foi formada.

A presença da aliança opositora causou uma importante divisão em suas fileiras, já que, junto dos 44 membros que rejeitaram no sábado ir a Genebra 2, nas últimas horas um de seus grupos principais, o Conselho Nacional Sírio, se retirou da CNFROS em protesto pela decisão de comparecer à conferência. 

Acompanhe tudo sobre:ONUOposição políticaSíria

Mais de Mundo

MP da Venezuela convoca candidato opositor para depor na segunda-feira

Estado Islâmico reivindica ataque com faca que deixou três mortos na Alemanha

Inundações em Bangladesh levam 300.000 pessoas para abrigos de emergência

Alemanha prende suposto envolvido em esfaqueamento que deixou três mortos

Mais na Exame