Mundo

Oposição grega pede renúncia de Papandreou e eleições

Primeiro-ministro é criticado por sua proposta de referendo para o plano europeu de resgate; Parlamento deve decidir nesta sexta sobre continuidade do governo

Premier grego, George Papandreou: oposição quer sua saída (Georges Gobet/AFP)

Premier grego, George Papandreou: oposição quer sua saída (Georges Gobet/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de novembro de 2011 às 16h14.

Atenas - O líder da oposição grega, Antonis Samaras, do partido Nova Democracia, exigiu nesta quinta-feira a renúncia do primeiro-ministro Giorgos Papandreou, a criação de um governo de transição e a convocação de eleições antecipadas para dentro de seis semanas.

'Proponho um governo de transição que dure seis semanas, com pessoas de ampla aceitação para ir às eleições', exclamou o líder opositor no debate parlamentar relativo à crucial moção de censura prevista para esta sexta-feira. 'Peço a Papandreou que renuncie para facilitar a situação'.

Após o discurso de Samaras, os membros da Nova Democracia se retiraram do debate como medida de protesto contra o governo.

O líder opositor acusou Papandreou de fazer chantagem e de mentir sobre a convocação de um referendo popular relativo ao acordo feito entre Atenas e a zona do euro para a concessão do resgate financeiro à Grécia em troca de mais medidas de austeridade econômica.

'Aceito o acordo, mas não as medidas que levaram ao fracasso', destacou Samaras, referindo-se às medidas de austeridade que o governo grego se comprometeu a aplicar para receber o resgate.

'Papandreou conta grandes mentiras. Ele nos disse há poucos dias que o Conselho de Ministros tinha aceitado de forma unânime a realização de um referendo, mas no final não o fará', acrescentou o líder opositor.

'Para sair da crise, é preciso ter um governo, e hoje não temos', concluiu Samaras, que, quando estudante, foi colega de quarto de Papandreou no campus da Universidade de Amherst, nos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaEleiçõesEuropaGréciaPiigs

Mais de Mundo

Netanyahu oferece quase R$ 30 milhões por cada refém libertado que permanece em Gaza

Trump escolhe Howard Lutnick como secretário de Comércio

Ocidente busca escalada, diz Lavrov após 1º ataque com mísseis dos EUA na Rússia

Biden se reúne com Lula e promete financiar expansão de fibra óptica no Brasil