Mundo

Oposição exige do governo venezuelano verdade sobre Chávez

Opositor taxou de "irresponsabilidade descomunal" a intenção de fazer crer que o presidente venezuelano está "em exercício de suas funções"


	Simpatizantes rezam pela saúde de Chávez, em Caracas: o presidente venezuelano está internado em Cuba
 (Juan Barreto/AFP)

Simpatizantes rezam pela saúde de Chávez, em Caracas: o presidente venezuelano está internado em Cuba (Juan Barreto/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de janeiro de 2013 às 15h15.

Caracas - A oposição venezuelana exigiu do governo que diga a verdade sobre o estado de saúde do presidente Hugo Chávez, hospitalizado em Cuba, afirmou nesta quarta-feira o secretário executivo da Mesa da Unidade Democrática, Ramón Guillermo Aveledo.

"É essencial que o governo atue de modo que dê confiança. É essencial que diga a verdade", afirmou Aveledo, taxando de "irresponsabilidade descomunal" a intenção de fazer crer que Chávez está "em exercício de suas funções".

"Já que o governo prometeu à noite (de terça) dizer a verdade (por meio do vice-presidente Nicolás Maduro), que diga logo e assim se acabam as discussões e se põe fim a todos os rumores, que são resultado do silêncio do governo", acrescentou.

Aveledo reclamou, além disso, "um diagnóstico e um prognóstico médico" sobre o estado de saúde do presidente.

Esta é a primeira vez que a coalizão opositora MUD se pronuncia tão claramente sobre a situação de incerteza que gerou a hospitalização de Chávez em Cuba.

Maduro afirmou que Chávez está consciente da complexidade de seu estado de saúde, mas não adiantou o que acontecerá se o presidente não puder assumir um novo período de governo no dia 10 de janeiro.

"Pude vê-lo em duas oportunidades, conversar com ele (...) Ele está consciente da complexidade do estado pós-operatório", disse Maduro em uma entrevista transmitida pela rede de televisão regional Telesur de Havana, onde Chávez está hospitalizado há três semanas.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaHugo ChávezOposição políticaPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Novas autoridades sírias anunciam acordo para dissolução dos grupos armados

Porto de Xangai atinge marca histórica de 50 milhões de TEUs movimentados em 2024

American Airlines retoma voos nos EUA após paralisação nacional causada por problema técnico

Papa celebra o Natal e inicia o Jubileu 2025, 'Ano Santo' em Roma