Mundo

Oposição egípcia se reúne para discutir oferta do presidente

Mursi propôs uma reunião no sábado com líderes políticos, com a "juventude revolucionária" e com personalidades jurídicas


	O presidente do Egito, Mohamed Mursi: Manifestantes liberais e de outras correntes laicas criticam Mursi por causa de um decreto de novembro que ampliou seus poderes
 (Khaled Desouki/AFP)

O presidente do Egito, Mohamed Mursi: Manifestantes liberais e de outras correntes laicas criticam Mursi por causa de um decreto de novembro que ampliou seus poderes (Khaled Desouki/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de dezembro de 2012 às 08h28.

Cairo - A Frente de Salvação Nacional, que reúne grupos da oposição egípcia, vai se reunir nesta sexta-feira para analisar a convocação de um diálogo nacional feita pelo presidente Mohamed Mursi, disse um importante político oposicionista.

Em pronunciamento televisivo na noite de quinta-feira, Mursi propôs uma reunião no sábado com líderes políticos, com a "juventude revolucionária" e com personalidades jurídicas para discutir um plano para o futuro político do país depois do referendo sobre a nova Constituição, marcado para o dia 15.

Sete pessoas morreram e centenas ficaram feridas nesta semana em confrontos na região do palácio presidencial. Manifestantes liberais e de outras correntes laicas criticam Mursi por causa de um decreto de novembro que ampliou seus poderes e da decisão de apressar a aprovação da nova Constituição, escrita por uma assembleia dominada por políticos islâmicos.

"Decidimos nos reunir nesta tarde e discutir toda a questão e a proposta e o discurso do presidente. Queremos uma posição coletiva a respeito disso", afirmou à Reuters Amr Moussa ex-candidato a presidente e ex-secretário-geral da Liga Árabe.

A frente oposicionista irá levar em conta também os sinais emitidos por Mursi de que ele estaria disposto a revogar artigos polêmicos do decreto. A oposição exigia anteriormente que Mursi revogue completamente o decreto, adie o referendo e re-escreva o projeto constitucional.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaCrise políticaEgitoMohamed MursiPolíticos

Mais de Mundo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente