Mundo

ONU recebeu 40 acusações de abuso sexual no último tri de 2017

Das 40 acusações, 15 foram relatadas em missões de paz, 17 vieram de agências, fundos e programas da ONU e oito foram relatadas por parceiros da organização

ONU: "Todas alegações envolvendo nosso pessoal minam nossos valores e princípios e o sacrifício daqueles que servem com orgulho e profissionalismo em alguns dos lugares mais perigosos do mundo", disse porta-voz (Lucas Jackson/Reuters)

ONU: "Todas alegações envolvendo nosso pessoal minam nossos valores e princípios e o sacrifício daqueles que servem com orgulho e profissionalismo em alguns dos lugares mais perigosos do mundo", disse porta-voz (Lucas Jackson/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 22 de fevereiro de 2018 às 19h14.

Nações Unidas - Quarenta acusações de exploração e abuso sexuais foram feitas nos últimos três meses de 2017 contra missões de paz, agências, fundos, programas e parceiros da Organização das Nações Unidas (ONU), informou a entidade nesta quinta-feira.

Das 40 acusações, 15 foram relatadas em missões de paz, 17 vieram de agências, fundos e programas da ONU, enquanto oito foram relatadas por parceiros da organização, disse o porta-voz da ONU Stephane Dujarric.

"Todas alegações envolvendo nosso pessoal minam nossos valores e princípios e o sacrifício daqueles que servem com orgulho e profissionalismo em alguns dos lugares mais perigosos do mundo", disse Dujarric.

Ele disse que as 40 acusações envolvem 54 vítimas --30 mulheres e 16 garotas, além de outras oito cujas idades não são conhecidas. Doze casos ocorreram no ano passado, e as datas dos demais são desconhecidas.

Dois casos foram fundamentados, três não fundamentados, e todos os demais estão sob investigação, disse o porta-voz.

Mais de 95 mil civis e 90 mil militares e policiais trabalham para a ONU.

A ONU tem tentado aumentar a transparência e fortalecer a maneira que lida com este tipo de alegação nos últimos anos, depois que uma série de acusações de exploração e abuso sexuais foram feitas contra integrantes de missões de paz da entidade na África Central.

 

Acompanhe tudo sobre:abuso-sexualONU

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia