Mundo

ONU pede ajuda humanitária para Coreia do Norte

Segundo relatório recente, 11 milhões de norte-coreanos não têm acesso à alimentação saudável, água limpa e outros serviços básicos

Coreia do Norte: Onu ressalta que ajuda deve ser desvinculada de questões políticas no país (Alessandro Bianchi/Reuters)

Coreia do Norte: Onu ressalta que ajuda deve ser desvinculada de questões políticas no país (Alessandro Bianchi/Reuters)

AB

Agência Brasil

Publicado em 7 de março de 2019 às 09h29.

A Organização das Nações Unidas (ONU) está fazendo um alerta para a necessidade urgente de ajuda humanitária na Coreia do Norte. A ONU diz que US$ 120 milhões são necessários para salvar a vida de milhões de pessoas.

Segundo recente relatório, 11 milhões de norte-coreanos não têm acesso à alimentação saudável, água limpa e a outros serviços básicos.

O porta-voz da Secretaria-Geral, Stephane Dujarric, lembrou que muitas crianças estão desnutridas e podem morrer de doenças que têm tratamento.

Dujarric ressaltou que o plano de ajuda humanitária do ano passado só recebeu cerca de um quarto dos recursos necessários.

Ele afirmou que a situação da Coreia do Norte é desafiadora, e que é importante que a ajuda humanitária seja desvinculada da dinâmica política.

O relatório diz que a Coreia do Norte foi atingida duramente por desastres naturais e sofre com a falta de terra cultivável.

Os autores do documento ressaltam que as sanções da ONU contra os programas de armas de Pyongyang não deveriam afetar o trabalho humanitário, mas o fazem.

*Com informações da NHK (emissora pública de televisão do Japão).

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteONU

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia