Mundo

ONU pede a países que enviem planos climáticos após calor

A ONU pediu a governos de todo o mundo que submetam planos para cortar emissões, após cientistas afirmarem que 2014 foi o ano mais quente já registrado


	Aquecimento global: governos concordaram com um prazo informal de 31 de março para enviar seus planos
 (Getty Images)

Aquecimento global: governos concordaram com um prazo informal de 31 de março para enviar seus planos (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de janeiro de 2015 às 18h07.

Oslo - A Organização das Nações Unidas pediu nesta quinta-feira a governos de todo mundo que submetam seus planos para cortar as emissões de gases do efeito estufa, pavimentando o caminho para um acordo marcado para dezembro em Paris com o objetivo de conter o aquecimento global, após cientistas afirmarem que 2014 foi o ano mais quente já registrado.

Os governos concordaram com um prazo informal de 31 de março para enviar seus planos, que vão servir de base para o acordo da ONU para reduzir o ritmo das mudanças climáticas, cuja causa principal é atribuída por quase todos os climatologistas ao aumento na emissão de gases do efeito estufa produzidos pelo homem.

A secretária-executiva da ONU para mudanças climáticas, Christiana Figueres, disse que o encontro em Paris representa uma chance de entrar no caminho "rumo a uma profunda descarbonização da economia global, alcançando-se a neutralidade climática na segunda metade do século".

A neutralidade climática significa emissões líquidas equivalentes a zero, ou seja, que qualquer emissão proveniente da queima da combustíveis fósseis seja compensada por medidas como, por exemplo, o plantio de árvores capazes de sugar o dióxido de carbono do ar enquanto crescem. Tanto a Nasa como o a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA disseram na semana passada que 2014 foi o ano mais quente desde que o início dos registros no fim do século 19.

China, Estados Unidos e União Europeia, os principais emissores, já delinearam planos para o acordo de Paris, mas muitos detalhes ainda não estão claros.

Acompanhe tudo sobre:Aquecimento globalCalorClimaEfeito estufaONU

Mais de Mundo

Trump diz que Kamala seguirá 'Plano Maduro' se vencer eleição

Líderes da oposição rejeitam proposta de novas eleições na Venezuela

Casa Branca diz que Biden entendeu errado pergunta sobre novas eleições na Venezuela

Biden e Kamala fazem campanha juntos pela primeira vez para celebrar vitória econômica

Mais na Exame