ONU classifica matança de civis na Líbia como crime contra a Humanidade
A morte indiscriminada de civis desarmados é inadmissível e seus responsáveis serão julgados, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moo
Da Redação
Publicado em 16 de março de 2011 às 23h12.
Cidade da Guatemala - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, exigiu nesta quarta-feira o fim da violência na Líbia, e advertiu que a matança de civis desarmados constitui um "crime contra a Humanidade", pelo qual os responsáveis devem ser levados à Justiça.
"A matança de civis desarmados líbios que estão pedindo liberdade é totalmente inaceitável", disse Ban durante uma entrevista coletiva à imprensa ao lado de governantes centro-americanos na Guatemala.
"A matança de pessoas inocentes desarmadas é um crime contra a humanidade. Os perpetradores devem ser levados à justiça", acrescentou o secretário-geral da ONU, que realiza uma visita ao país da América Central.
Ban lembrou que o Conselho de Segurança da ONU está debatendo sanções contra o regime líbio de Muamar Kadhafi, entre elas estabelecer uma zona de exclusão aérea no país norte-africano.
"Eles (os membros do Conselho de Segurança) estão discutindo agora mais medidas, incluindo uma zona de exclusão aérea", disse Ban.