Mundo

ONU aprova comissão de investigação independente para Síria

A criação da comissão teve apoio dos Estados Unidos, União Europeia e quatro países árabes do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas

Embaixadores discutem texto de resolução que cria comissão de investigação para a Síria (Fabrice Coffrini/AFP)

Embaixadores discutem texto de resolução que cria comissão de investigação para a Síria (Fabrice Coffrini/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de agosto de 2011 às 08h23.

Genebra - O Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou nesta terça-feira, com a oposição de Rússia, China, Cuba e Equador, uma resolução que pede a criação de uma comissão de investigação internacional sobre as violações dos direitos humanos na Síria.

A resolução, apresentada por Estados Unidos, União Europeia e quatro países árabes do Conselho (Arábia Saudita, Jordânia, Qatar e Kuwait), foi aprovada por 33 votos contra quatro, além de nove abstenções.

O texto pede "o envio urgente de uma comissão de investigação independente" para "efetuar investigações sobre as violações dos direitos humanos na Síria" nos últimos meses e "estabelecer os fatos e as circunstâncias que conduziram a estas violações", além de "identificar os autores".

A comissão deverá entregar um relatório até o fim de novembro e transmitir as conclusões ao secretário-geral da ONU e aos organismos competentes.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilPolíticaProtestosSíriaONUMassacresOposição política

Mais de Mundo

Tempestade de inverno mata dois e deixa 1 milhão sem luz nos EUA

Juíza bloqueia plano de Trump que encerraria status legal de 8,4 mil imigrantes nos EUA

'Frota fantasma': França decreta prisão de capitão de navio russo suspeito

Irã promete punições 'sem clemência' contra manifestantes; cresce temor de execuções em massa