Mundo

ONU anuncia nova coordenadora para desarmamento na Síria

A ONU anunciou a holandesa Sigrid Kaag como nova coordenadora da missão encarregada de eliminar o arsenal químico na Síria


	Equipe da ONU na Síria: Sigrid Kaag irá coordenar missão das Nações Unidas e da Organização para a Proibição das Armas Químicas (Opaq) na Síria
 (Getty Images)

Equipe da ONU na Síria: Sigrid Kaag irá coordenar missão das Nações Unidas e da Organização para a Proibição das Armas Químicas (Opaq) na Síria (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de outubro de 2013 às 14h40.

Nações Unidas - A ONU anunciou nesta quarta-feira a holandesa Sigrid Kaag como nova coordenadora da missão das Nações Unidas e da Organização para a Proibição das Armas Químicas (Opaq), encarregada de eliminar o arsenal químico na Síria.

Após o anúncio de sua nomeação, Sigrid compareceu de maneira inesperada à sede da ONU, na companhia do secretário-geral Ban Ki-moon, e anunciou que viajará para Haia nesta sexta-feira para iniciar seu trabalho.

"A situação na Síria é perigosa e imprevisível. A questão humanitária segue se deteriorando e é preciso mais que nunca a colaboração de todas as partes", declarou o secretário-geral da ONU.

A nomeação de Sigrid como nova coordenadora especial da Opaq foi feita em consulta com o diretor-geral da missão, Ahmet Uzumcu, após a resolução aprovada pelo Conselho de Segurança, a qual autoriza a conformação da missão.

Ban indicou que a diplomática holandesa terá seu escritório em Damasco e será responsável por supervisionar todas as atividades da missão no terreno, trabalhando em contato direto com o Uzumcu.

O secretário-geral da ONU detalhou que, entre suas demais funções, ela deverá garantir o acesso e a segurança dos inspetores da missão, assim como coordenar as tarefas de apoio logístico, comunicações, médicas e administrativas do pessoal da ONU.

Sigrid, de 52 anos, entrou nas Nações Unidas em 1994, procedente do Ministério das Relações Exteriores da Holanda, e desde então exerceu diversos cargos na organização, na qual é reconhecida como uma especialista no mundo árabe.


Durante a apresentação da nova coordenadora da Opaq, Ban também anunciou que o representante especial da ONU e da Liga Árabe para a Síria, Lakhdar Brahimi, também viajará à região "nos próximos dias" para dar continuidade as conversas sobre a conferência de paz em Genebra.

O secretário-geral também detalhou que o "número dois" da equipe de seu representante especial, Nasser al Kidwa, viajará à Turquia para se reunir com representantes da oposição síria para falar sobre sua participação na conferência.

Ban acrescentou que os esforços diplomáticos desdobrados incluem o subsecretário-geral para Assuntos Políticos, Jeffrey Feltman, que se encontra hoje em Moscou para conversar com as autoridades russas.

A verificação e a destruição do arsenal químico do regime do presidente de Bashar al Assad será feita através de uma operação de três fases, iniciada há poucos dias e que deverá ser completada antes do dia 30 de junho de 2014.

Calcula-se que a Síria tenha cerca de mil toneladas de armas químicas e, por isso, que seu controle, transporte e destruição se mostram como algo "perigoso" e complexo, tendo em vista que, segundo os cálculos das Nações Unidas, o processo total levará pouco menos de um ano para ser concluído. 

*Matéria atualizada às 14h40

Acompanhe tudo sobre:Armas químicasONUSíria

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia