Onda de frio atinge França e deixa mais de 30 mil casas sem luz

Neve atingiu diversas regiões do país e causou problemas; expectativa é que o frio continue nesta quinta-feira

Paris - A onda de frio que atingiu a França deixou sem energia elétrica mais de 30 mil casas no sul do país e acumulou uma camada de 20 centímetros de neve na ilha de Córsega.

Nesse local, 14 mil casas ficaram sem luz na terça-feira à noite, das quais 9,5 mil continuam sem energia e os serviços meteorológicos alertaram os motoristas sobre a situação.

Além da Córsega, foram afetados os departamentos de Var, no sul do país, onde outras 17 mil casas ficaram sem energia elétrica, e do Marne, no norte.

Nos Alpes-Maritimes, departamento que faz fronteira com o Principado de Mônaco, onde fica a cidade de Cannes, outros 1,5 mil imóveis ficaram sem luz.

As autoridades avisaram a população pela imprensa que ainda podem ser encontrados postes elétricos derrubados e que é perigoso se aproximar dos mesmos.

As nevascas e as geadas causaram a proibição da circulação de caminhões de mais de 7,5 toneladas nas estradas dos seis departamentos de Provence-Alpes-Côte d'Azur, no sul e leste do país, e chegou inclusive a interditar a rodovia A8 no quilômetro 108, na altura de Vidauban, em Var.

A neve, que no sul da França acumulou uma espessura entre 10 e 15 centímetros nesta manhã, chegou aos 40 centímetros em Hautes Alpes, onde existe risco de avalanche, de acordo com a agência de meteorologia Météo France.

Em Paris, onde os termômetros marcaram temperaturas abaixo de zero, o frio levou os sem-teto a procurarem abrigo nas 8 mil praças de hospedagem que a cidade disponibiliza para eles. Os serviços meteorológicos esperam nova onda de frio a partir de quinta-feira. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.