Mundo

Oficial desertor sírio diz que exército usou 5 míssies Scud

O tenente Araba Idriss explicou que continua em contato, desde que desertou há dez meses, com oficiais e militares do batalhão 578 da brigada 155

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de dezembro de 2012 às 14h46.

Beirute - Um oficial desertor de uma brigada do exército da Síria especializada em mísseis terrestres na província de Damasco afirmou nesta quinta-feira à AFP que a unidade à qual pertencia disparou vários mísseis Scud contra regiões controladas pelos rebeldes, mas a televisão estatal desmentiu estes disparos.

O tenente Araba Idriss explicou que continua em contato, desde que desertou há dez meses, com oficiais e militares do batalhão 578 da brigada 155.

Eles afirmaram ter disparado cinco mísseis Scud na segunda-feira da base de Nassiriya, na rota entre Damasco e Homs (centro).

O canal de informação oficial Al Ijbariya informou pouco depois que "o ministro das Relações Exteriores desmente categoricamente os rumores de que o exército sírio disparou mísseis Scud".

Outro militar, que desertou desta brigada depois dos disparos, confirmou a informação, mas preferiu manter-se no anonimato por temor de represálias contra sua família.

O tenente precisou que os mísseis disparados eram de fabricação russa ou versões modificadas pelos sírios, de um alcance de mais ou menos 300 km e que são chamados de "Golan-I".

Segundo ele, o impacto foi na província de Alepo ou de Idlib, ambas no noroeste do país.

Acompanhe tudo sobre:GuerrasPrimavera árabeSíria

Mais de Mundo

Bastidores: Caracas tem clima tenso nas ruas e opositores evitam sair de casa com medo de sequestros

Após Trump ameaçar tomar Groenlândia, Dinamarca diz "estar aberta ao diálogo" sobre Ártico

Incêndios florestais da Califórnia são visíveis para passageiros pousando em Los Angeles; veja vídeo

China intensifica esforços de resgate após terremoto que deixou 126 mortos no Tibete