Mundo

Observadores internacionais elogiam processo eleitoral em Brasília

Grupo de 100 observadores internacionais acompanha hoje o pleito na capital federal

As eleições de hoje são acompanhadas por mais de 150 observadores internacionais, entre representantes governamentais e não governamentais (.)

As eleições de hoje são acompanhadas por mais de 150 observadores internacionais, entre representantes governamentais e não governamentais (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.

Brasília - Um grupo de 100 observadores internacionais acompanha hoje (3) o pleito na capital federal. Após visitarem uma zona eleitoral da cidade, eles elogiaram o processo eleitoral brasileiro, sobretudo a rapidez proporcionada pela utilização da urna eletrônica tanto para o voto quanto para a apuração.

A conselheira da Embaixada da China no Brasil, Wang Qiaoyum, não conhecia o sistema eletrônico. Segundo ela, tudo parece "muito avançado". A colega de embaixada, Chen Xiaoling, concordou e elogiou também a organização do pleito. "Há filas, mas sem tumulto", disse.

Para a representante da Comissão Eleitoral Independente do Quênia, Winnie Guchu, uma das maiores vantagens no processo eleitoral brasileiro é a possibilidade de se ter o resultado da apuração para alguns cargos ainda no mesmo dia. Ela lembrou que no país africano onde vive o voto ainda é manual, mas não é obrigatório como no Brasil. "O voto é voluntário e acontece de acordo com a vontade de cada um", afirmou.

As eleições de hoje são acompanhadas por mais de 150 observadores internacionais, entre representantes governamentais e não governamentais. O número supera em mais de sete vezes a média registrada desde 2002, de 20 observadores por eleição.

Leia mais sobre eleições

Acompanhe as notícias sobre as Eleições 2010 do site EXAME no twitter

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBrasíliacidades-brasileirasDados de BrasilEleiçõesEleições 2010Política no Brasil

Mais de Mundo

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia

Irã manterá diálogos sobre seu programa nuclear com França, Alemanha e Reino Unido