Mundo

Obama suspende nomeação de Allen como comandante da Otan

O general John Allen é investigado no caso Petraeus


	John Allen em 10 de outubro: o FBI teria descoberto quase 30.000 páginas de correspondência entre Allen e Jill Kelley, figura-chave no escândalo
 (Thierry Charlier/AFP)

John Allen em 10 de outubro: o FBI teria descoberto quase 30.000 páginas de correspondência entre Allen e Jill Kelley, figura-chave no escândalo (Thierry Charlier/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de novembro de 2012 às 11h36.

A bordo de um avião militar americano - O presidente americano, Barack Obama, suspendeu a designação do general John Allen como chefe supremo da Otan, diante da investigação sobre as correspondências que trocou com uma mulher, no centro de um escândalo sexual, disse um porta-voz da Casa Branca nesta terça-feira.

"A pedido do secretário de Defesa, o presidente suspendeu a designação do general Allen (...) à espera da investigação sobre sua conduta pelo IG (inspetor geral) do Departamento de Defesa", disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Tommy Vietor.

Um funcionário da Defesa disse que investigadores do FBI descobriram entre 20.000 e 30.000 páginas de correspondência - em sua maioria e-mails - entre Allen e Jill Kelley, figura-chave no escândalo que levou à renúncia de Petraeus como diretor da Agência Central de Inteligência (CIA).

A informação constitui um novo elemento no escândalo que explodiu depois da reeleição do presidente Barack Obama.

Petraeus renunciou abruptamente na semana passada, depois de admitir a relação extraconjugal com sua biógrafa Paula Broadwell.

Kelley, uma mulher de Tampa, Flórida, denunciou ao FBI uma série de e-mails com ameaças que recebeu durante o ano e depois descobriu que partiram de Broadwell. O FBI posteriormente detectou mensagens entre Broadwell e Petraeus que revelavam o relacionamento.

A fonte do Pentágono, que pediu anonimato, disse aos jornalistas que viajam com o secretário de Defesa Leon Panetta que existe uma "clara possibilidade" de que as mensagens eletrônicas de Allen estejam vinculadas ao caso Petraeus.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaOtanPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Bastidores: Caracas tem clima tenso nas ruas e opositores evitam sair de casa com medo de sequestros

Após Trump ameaçar tomar Groenlândia, Dinamarca diz "estar aberta ao diálogo" sobre Ártico

Incêndios florestais da Califórnia são visíveis para passageiros pousando em Los Angeles; veja vídeo

China intensifica esforços de resgate após terremoto que deixou 126 mortos no Tibete