Mundo

Obama passou a noite monitorando a supertempestade Sandy

Segundo uma fonte da Casa Branca, o presidente americano ficou em contato com autoridades de Nova Jersey e Nova York sobre a evolução do fenômeno


	Obama: o presidente americano declarou nesta terça situação de emergência para todo o estado de Nova York após a passagem da supertempestade Sandy
 (Brendan Smialowski/AFP)

Obama: o presidente americano declarou nesta terça situação de emergência para todo o estado de Nova York após a passagem da supertempestade Sandy (Brendan Smialowski/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de outubro de 2012 às 11h43.

Washington - O presidente Barack Obama passou a noite sendo informado sobre a evolução da supertempestade Sandy e em contato com as autoridades de Nova York e Nova Jersey, dois dos estados mais afetados pela tempestade, anunciou nesta terça-feira uma fonte da Casa Branca.

"Durante toda a noite, o presidente recebeu informações sobre as consequências de Sandy", explicou a fonte que não quis ser identificada.

"O presidente também falou com o governador de Nova York, (Andrew) Cuomo, o de Nova Jersey (Chris) Christie, o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg", entre outros.

"O presidente participará em uma nova reunião com a célula de crise na manhã desta terça", acresentou a fonte.

Obama, que interrompeu a campanha pela reeleição na manhã de segunda-feira, declarou nesta terça situação de emergência para todo o estado de Nova York após a passagem da supertempestade Sandy, o que permite liberar recursos federais para ajudar as vítimas.

A decisão foi anunciada depois da tempestade ter afetado a costa leste do país. Parte de Manhattan está inundada e 500.000 pessoa sem energia elétrica na cidade de Nova York.

A decisão disponibiliza recursos federais para as pessoas afetadas nos condados de Bronx, Kings, Nassau, Nova York, Richmond, Suffolk e Queens, segundo um comunicado da Casa Branca.

O estado de catástrofe também foi decretado em Nova Jersey.

O status pode representar particularmente ajudas para alojamento temporário e obras emergenciais.

O governador de Nova Jersey, Chris Christie, não poupou elogios ao presidente.

"O presidente foi formidável. Falei com ele três vezes ontem, ele me ligou pela última vez por volta da meia-noite para perguntar o que eu precisava e eu pedi que acelerasse a declaração de situação de catástrofe", contou Christie à MSNBC.

Segundo Christie, que não poupou críticas ao presidente durante a campanha política, Obama "não falou uma única vez das eleições".

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisEstados Unidos (EUA)Furacão SandyFuracõesPaíses ricos

Mais de Mundo

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia

A discreta missa de Natal em uma região da Indonésia sob a sharia