Mundo

Obama parabeniza Peña Nieto por virtual vitória no México

Com 95,05% das urnas apuradas até agora, Peña Nieto é o virtual ganhador das eleições presidenciais de domingo no México com 38,02% dos votos

Peña Nieto, virtual novo presidente do México: Obama reiterou a Peña Nieto seu "compromisso de trabalhar em associação com o México"  (Mario Vazquez/AFP)

Peña Nieto, virtual novo presidente do México: Obama reiterou a Peña Nieto seu "compromisso de trabalhar em associação com o México" (Mario Vazquez/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de julho de 2012 às 16h56.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou nesta segunda-feira para Enrique Peña Nieto, virtual vencedor da disputa presidencial no México, para felicitá-lo pelo triunfo em um processo eleitoral "livre, justo e transparente", e reafirmar a "estreita cooperação" entre os dois países.

Obama parabenizou Peña Nieto, do Partido Revolucionário Institucional (PRI), "por sua vitória sobre a base dos resultados iniciais emitidos pelas autoridades eleitorais do México", informou a Casa Branca em comunicado.

O líder também cumprimentou os mexicanos por "demonstrar mais uma vez seu compromisso com os valores democráticos através de um processo de eleições livre, justo e transparente", acrescentou a Casa Branca.

Com 95,05% das urnas apuradas até agora, Peña Nieto é o virtual ganhador das eleições presidenciais de domingo no México com 38,02% dos votos.

Durante sua conversa por telefone, Obama reiterou a Peña Nieto seu "compromisso de trabalhar em associação com o México" e disse que espera "avançar em objetivos comuns" como a promoção da democracia, a prosperidade econômica e a segurança na região.

Os dois líderes reafirmaram a "estreita cooperação bilateral" entre Estados Unidos e México, "baseada no respeito mútuo, na responsabilidade compartilhada e nas profundas conexões entre os dois povos", destacou a Casa Branca.

A porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland, também parabenizou Peña Nieto por sua "aparente vitória", baseada nos resultados preliminares, e ressaltou sua confiança de que a cooperação bilateral em matéria de segurança e antinarcóticos continuará sob seu mandato.

"Confiamos que poderemos seguir tendo uma boa cooperação em todos os assuntos, porque são muito importantes para o povo mexicano e para o povo americano. O México tem muito em jogo, assim como os Estados Unidos", destacou Nuland em sua entrevista coletiva diária.

Ela também elogiou o atual presidente mexicano, Felipe Calderón, e seu governo "pela coragem e pelo compromisso de suas ações", e assinalou a vontade do Executivo americano de "seguir trabalhando com ele até o término de seu mandato".

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBarack ObamaEleiçõesMéxicoPersonalidadesPolíticaPolíticos

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia