Peña Nieto, virtual novo presidente do México: Obama reiterou a Peña Nieto seu "compromisso de trabalhar em associação com o México" (Mario Vazquez/AFP)
Da Redação
Publicado em 2 de julho de 2012 às 16h56.
Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou nesta segunda-feira para Enrique Peña Nieto, virtual vencedor da disputa presidencial no México, para felicitá-lo pelo triunfo em um processo eleitoral "livre, justo e transparente", e reafirmar a "estreita cooperação" entre os dois países.
Obama parabenizou Peña Nieto, do Partido Revolucionário Institucional (PRI), "por sua vitória sobre a base dos resultados iniciais emitidos pelas autoridades eleitorais do México", informou a Casa Branca em comunicado.
O líder também cumprimentou os mexicanos por "demonstrar mais uma vez seu compromisso com os valores democráticos através de um processo de eleições livre, justo e transparente", acrescentou a Casa Branca.
Com 95,05% das urnas apuradas até agora, Peña Nieto é o virtual ganhador das eleições presidenciais de domingo no México com 38,02% dos votos.
Durante sua conversa por telefone, Obama reiterou a Peña Nieto seu "compromisso de trabalhar em associação com o México" e disse que espera "avançar em objetivos comuns" como a promoção da democracia, a prosperidade econômica e a segurança na região.
Os dois líderes reafirmaram a "estreita cooperação bilateral" entre Estados Unidos e México, "baseada no respeito mútuo, na responsabilidade compartilhada e nas profundas conexões entre os dois povos", destacou a Casa Branca.
A porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland, também parabenizou Peña Nieto por sua "aparente vitória", baseada nos resultados preliminares, e ressaltou sua confiança de que a cooperação bilateral em matéria de segurança e antinarcóticos continuará sob seu mandato.
"Confiamos que poderemos seguir tendo uma boa cooperação em todos os assuntos, porque são muito importantes para o povo mexicano e para o povo americano. O México tem muito em jogo, assim como os Estados Unidos", destacou Nuland em sua entrevista coletiva diária.
Ela também elogiou o atual presidente mexicano, Felipe Calderón, e seu governo "pela coragem e pelo compromisso de suas ações", e assinalou a vontade do Executivo americano de "seguir trabalhando com ele até o término de seu mandato".