Mundo

Obama: não há tempo para polêmica sobre nascimento

Presidente americano se disse perplexo com a discussão sobre seu local de nascimento após a Casa Branca divulgar documento que comprova que ele nasceu no Havaí

O presidente dos EUA, Barack Obama: o país não está para 'tolices' (Spencer Platt/POOL/Getty Images)

O presidente dos EUA, Barack Obama: o país não está para 'tolices' (Spencer Platt/POOL/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de abril de 2011 às 12h08.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quarta-feira que o país não está para "tolices" em referência à polêmica gerada em torno de seu local de nascimento, que levou à Casa Branca a divulgar a certidão completa.

"Não temos tempo para essas tolices. Temos coisas mais importantes a fazer", declarou Obama em breves declarações na residência oficial.

O presidente se declarou "desconcertado" e "perplexo" pela controvérsia sobre seu lugar de nascimento e destacou, nesse sentido, que todos os meios de comunicação que pesquisaram o tema concluíram que o presidente nasceu no Havaí em 1961 e lembrou que sua campanha divulgou em 2008 a versão resumida do certificado, um documento reconhecido pelo Governo Federal e os tribunais do país.

"E mesmo assim este tema segue em aberto", destacou o líder, que apontou que a gota d'água foi há duas semanas quando em pleno debate sobre as prioridades orçamentárias do país a "história dominante" foi seu certificado de nascimento.

Por sua vez, reforçou a importância de outros assuntos a serem discutidos e antecipou que o debate sobre como reduzir o enorme desequilíbrio orçamentário do país, que se espera que seja entre 11% do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, gerará "grandes desacordos".

"Estamos em uma situação grave", disse Obama, ao acrescentar que "há grandes problemas que resolver".

A Casa Branca divulgou nesta quarta-feira o certificado completo de nascimento de Obama.

Até agora o que estava disponível era uma cópia simples do certificado, mas os céticos questionavam sua veracidade por não conter algum tipo de assinatura oficial.

O certificado completo, que tem a assinatura da mãe de Obama, Ann Dunham Obama, uma testemunha e funcionários do registro civil, confirma que o governante nasceu em Honolulu (Havaí) no dia 4 de agosto de 1961 às 19h24 do horário local.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPaíses ricosEstados Unidos (EUA)Barack ObamaBurocracia

Mais de Mundo

Ladrões usam furadeira e roubam 30 milhões de euros em banco da Alemanha

Israel vai suspender mais de 20 organizações humanitárias em Gaza

Aeroportos brasileiros são os que mais movimentam aeronaves na América Latina

Cazaquistão aprova lei que restringe propaganda LGBT no país