Mundo

Obama diz que venceria Trump e republicano responde "sem chance!"

Magnata derrotou a democrata Hillary Clinton na eleição de 8 de novembro com a promessa de limpar Washington

Barack Obama e Donald Trump: presidente disse ao seu ex-assessor David Axelrod que os norte-americanos teriam apoiado um novo mandato seu (Presidente Barack Obama e presidente eleito Donald Trump em reunião na Casa Branca, dia 10/11/2016/Reuters)

Barack Obama e Donald Trump: presidente disse ao seu ex-assessor David Axelrod que os norte-americanos teriam apoiado um novo mandato seu (Presidente Barack Obama e presidente eleito Donald Trump em reunião na Casa Branca, dia 10/11/2016/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 27 de dezembro de 2016 às 08h53.

Honolulu - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse em entrevista televisionada na segunda-feira que teria conquistado o apoio da maioria dos norte-americanos caso pudesse concorrer contra Donald Trump por um terceiro mandato.

"Sem chance!", respondeu Trump em publicação no Twitter, citando companhias que buscam empregados no exterior, a luta contra militantes do Estado Islâmico e a lei de assistência médica de Obama.

Impedido pela Constituição de buscar um terceiro mandato de quatro anos, o presidente disse ao seu ex-assessor David Axelrod em um podcast que os norte-americanos teriam apoiado sua visão.

"Estou confiante de que se tivesse concorrido novamente e articulado isto, penso que conseguiria ter mobilizado a maioria do povo norte-americano por apoio", disse Obama, se referindo à mensagem de esperança e mudança de sua campanha de 2008.

Magnata de Nova York, o republicano Trump irá assumir seu primeiro cargo público ao suceder Obama em 20 de janeiro.

Ele derrotou a democrata Hillary Clinton na eleição de 8 de novembro com a promessa de limpar Washington.

Em publicação no Twitter, o porta-voz de Hillary, Brian Fallon, disse que Obama teria vencido Trump e que Hillary teria vencido a eleição caso não fosse um comunicado do FBI emitido pouco antes da eleição, que revelava novas evidências sobre o uso de emails de Hillary como secretária de Estado.

Assessores de Hillary disseram que o anúncio do diretor do FBI, James Comey, que não levou a nenhuma mudança na investigação, abalou a eleição. A equipe de Trump nega.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaDonald TrumpEleiçõesEstados Unidos (EUA)Hillary Clinton

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia