Mundo

Obama diz que Nixon foi mais liberal do que ele

O presidente americano disse que o ex-presidente Richard Nixon foi, em muitos sentidos, mais liberal do que ele no comando da Casa Branca

Barack Obama, presidente dos Estados Unidos: "em muitos sentidos, Richard Nixon foi mais liberal do que eu fui", disse (Larry Downing/Reuters)

Barack Obama, presidente dos Estados Unidos: "em muitos sentidos, Richard Nixon foi mais liberal do que eu fui", disse (Larry Downing/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de fevereiro de 2014 às 08h09.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse em uma entrevista televisiva que o ex-presidente Richard Nixon foi, "em muitos sentidos", mais liberal do que ele no comando da Casa Branca e citou políticas como a regulação do meio ambiente promovida pelo republicano para corroborar essa ideia.

"Em muitos sentidos, Richard Nixon foi mais liberal do que eu fui. Ele criou a Agência de Proteção do meio Ambiente (EPA, sigla em inglês) e iniciou todo um pacote de regulações que permitiram manter limpos nosso ar e nossa água", disse Obama em entrevista ao canal "FOX" e conduzida por Bill O"Reilly, um dos jornalistas mais críticos de seu governo.

Nos EUA, o termo "democrata liberal" é uma referência à ala esquerda do Partido Democrata. Desde que assumiu a Presidência, Obama foi tachado pelos setores mais conservadores do país como "liberal" e "socialista", por suas políticas progressistas.

Ao ser perguntado por O"Reilly se era "o presidente mais liberal que os EUA já tiveram?", Obama negou veementemente e argumentou que presidentes republicanos como Nixon - um símbolo do conservadorismo no país - e Franklin Delano Roosevelt foram mais liberais do que ele, assim como o democrata Lyndon Johnson.

As palavras de Obama foram transmitidas na noite desta segunda-feira, quando a "FOX" divulgou a segunda parte da entrevista a Bill O"Reilly emitida no domingo antes do Super Bowl.

Nos Estados Unidos é comum que o presidente ofereça uma entrevista a um canal nacional antes da popular final do futebol americano, o evento esportivo mais importante do ano no país.

Durante a conversa entre Obama e O"Reilly, uma das personalidades televisivas que mais críticas faz contra a administração democrata, o presidente não escondeu que, em sua opinião, o canal de televisão "FOX" foi "absolutamente injusto" com ele durante toda sua Presidência, após ser perguntado sobre esse tema.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPaíses ricosEstados Unidos (EUA)Barack Obama

Mais de Mundo

Sistema ferroviário da China vende 274 milhões de passagens no período do Ano Novo Lunar

Macron critica a defesa da liberdade de expressão nas redes sociais: 'Pura besteira'

Mpox: OMS confirma identificação de nova variante do vírus: 'Essencial manter a vigilância'

Irã diz que chegou a acordo com os EUA sobre 'princípios orientadores' de programa nuclear