Mundo

NSA espionou cerca de 200 milhões de SMS por dia

A informação foi divulgada por Snowden por meio da imprensa


	Pessoa mandando SMS pelo celular: agência teve acesso a dados que vão desde a agenda de contatos até detalhes de cartões de crédito
 (Roslan Rahman/AFP)

Pessoa mandando SMS pelo celular: agência teve acesso a dados que vão desde a agenda de contatos até detalhes de cartões de crédito (Roslan Rahman/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de janeiro de 2014 às 20h19.

Londres - A Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) espionou mais de 200 milhões de mensagens de texto de celular (SMS) por dia entre usuários desprevenidos do mundo.

A agência teve acesso a dados que vão desde a agenda de contatos até detalhes de cartões de crédito destas pessoas, apontou documento divulgado pelo jornal "The Guardian" e pelo canal televisivo "Channel 4" com a ajuda do ex-analista dos serviços secretos dos Estados Unidos Edward Snowden.

O nome de código deste programa é Dishfire que, de acordo com Snowden, recolhe "praticamente tudo o que pode" de uma forma que poderia ser chamada de aleatória. Dados teriam sido compartilhados com os serviços secretos do Reino Unido.

Ontem foi revelado que a NSA instalou softwares de monitoramento, que podem ser controlados por meio de uma tecnologia de radiofrequência, em aproximadamente 100 mil computadores ao redor do mundo. (ANSA)

Acompanhe tudo sobre:Edward SnowdenEspionagemNSA

Mais de Mundo

China é uma das economias que mais cresceram em termos de inovação nos últimos 10 anos

China e Brasil são parceiros estratégicos maduros, diz ministro chinês

Furacão Helene deixa 41 mortos e 4,6 milhões sem energia nos EUA

Falta de água em Cuba: mais de um milhão de pessoas sem abastecimento