Mundo

Maior jornal do mundo, NYT declara apoio a Hillary

Em editorial publicado neste sábado, o NYT disse disse que a democrata deve ser presidente do país por seu “intelecto, experiência e coragem”


	Hillary Clinton, candidata à presidência da Casa Branca: democrata recebeu o apoio público do jornal The New York Times
 (Getty Images)

Hillary Clinton, candidata à presidência da Casa Branca: democrata recebeu o apoio público do jornal The New York Times (Getty Images)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 24 de setembro de 2016 às 15h51.

São Paulo – Um dos maiores e mais importantes jornais do mundo, o The New York Times declarou publicamente o seu apoio a Hillary Clinton na corrida presidencial dos Estados Unidos. Em editorial publicado neste sábado, o diário disse que a democrata deve ser presidente do país por seu “intelecto, experiência e coragem”.

“Em um ano eleitoral normal, estaríamos comparando os dois candidatos à presidência lado a lado por seus posicionamentos”, iniciou o NYT, “mas este não é um ano eleitoral normal”.

Na visão do jornal, em 40 anos de vida pública, Hillary estudou com profundidade os problemas que afetam hoje os EUA e elogiou seu histórico como Senadora por oito anos e Secretária de Estado por mais quatro. “Ela construiu uma reputação de coragem e colaboração bipartidária. Mostrou domínio das nuances políticas e diplomáticas e da habilidade de ouvir seus constituintes e colegas são excepcionais em Washington”.

Sobre o rival de Hillary, o polêmico republicano Donald Trump, a publicação se resumiu a criticá-lo por “não mostrar nada de concreto sobre si ou seus plano” e afirmou que se manifestará sobre sua candidatura em um novo editorial a ser publicado nos próximos dias. Mas deu uma pista do tom a ser adotado: “O Senhor Trump é o pior candidato já nomeado por um grande partido na história dos EUA moderno.”

O pleito final será realizado em novembro e só a partir então é que o mundo conhecerá o novo líder da maior potência do planeta. Por enquanto, as pesquisas de opinião sobre o tema trazem resultados inconsistentes e mostram que o eleitorado está dividido. Na última delas, contudo, divulgada na sexta, Hillary aparecia com uma vantagem de 4 pontos ante Trump.

Nesta segunda-feira, dia 26, o mundo observará com atenção ao primeiro debate a ser realizado entre os rivais na Universidade Hofstra, em Hampstead, Nova York. 

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesDonald TrumpEmpresáriosEmpresasEstados Unidos (EUA)Hillary ClintonJornaisPaíses ricosPartido Democrata (EUA)Partido Republicano (EUA)PolíticosThe New York Times

Mais de Mundo

Maduro pede que Suprema Corte da Venezuela faça auditoria da eleição

Opositor venezuelano denuncia 'perseguição' do governo a testemunhas eleitorais e mesários

Quem é Yahya Sinwar, líder 'linha-dura' do Hamas que sucedeu chefe de gabinete assassinado no Irã

Kamala Harris supera Trump em estados decisivos, mostra pesquisa

Mais na Exame