Mundo

Nome da operação 'Odisseia do Amanhecer' não tem significado

EUA usam um sistema aleatório para nomear suas operações, como a que ocorre na Líbia; embaixadas americanas são responsáveis por checar se nome é ofensivo para algum país

Avião usado nos ataques a Líbia: nome da operação foi escolhido ao acaso (AFP)

Avião usado nos ataques a Líbia: nome da operação foi escolhido ao acaso (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de março de 2011 às 14h25.

Berlim - O nome da ação militar na Líbia "Odisseia do Amanhecer" ("Odyssey Dawn", no original em inglês) é resultado de um sistema aleatório do Pentágono usado para nomear as operações que envolvem tropas dos Estados Unidos e, neste caso, não tem significado algum.

Foi o que explicou à Agência Efe uma porta-voz do Comando Africano das Forças Armadas americanas em Stuttgart (Alemanha).

"A reação das pessoas diante do nome costuma ser se perguntar o que ele tem a ver com a Líbia. Tentam aplicar o modelo da operação 'Liberdade Iraquiana' e tentam encontrar um significado no nome quando, neste caso, não há nenhum", declarou.

Quando o Comando Africano começou a planejar a operação, precisava de um nome que não tivesse relação com a Líbia, explicou a porta-voz, na capital do estado alemão de Baden-Württemberg.

Para dar nome a suas operações, o Comando Africano do Exército dos EUA tem alocados três grupos de letras duplas - de "JS" a "JZ", de "NS" a "NZ" e de "OA" a "OF" - com uma série de palavras pré-determinadas.

Recentemente foram utilizados os dois primeiros grupos, motivo pelo qual se optou pelo último e, entre as palavras possíveis que começavam por "O", escolheu-se a palavra "Odyssey" (Odisseia).

Depois, buscou-se uma palavra do grupo das que começavam com "D", que fosse sonora e não tivesse relação alguma com a anterior. Assim, optou-se por "Dawn" (Amanhecer).

O comandante revisou o banco de dados para se assegurar que o nome não tivesse sido usado anteriormente e depois consultou instituições em diversas partes do mundo - normalmente com as embaixadas dos Estados Unidos - para verificar se alguma tradução poderia ter conotações ofensivas.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaEstados Unidos (EUA)GuerrasLíbiaPaíses ricos

Mais de Mundo

'A defesa da democracia é mais importante do que qualquer título', diz Biden em discurso

Governo Lula se diz irritado com falas de Maduro, mas evita responder declarações

Netanyahu discursa no Congresso americano sob protestos de rua e boicote de dezenas de democratas

Em discurso a irmandade negra, Kamala pede ajuda para registrar eleitores e mobilizar base a votar

Mais na Exame