Mundo

Nokia é eleita a empresa de eletrônicos mais sustentável

Essa é a 2ª vez que a Nokia fatura o título do Dow Jones Sustainability Indexes, que mede o grau de sustentabilidade e responsabilidade corporativa das principais empresas mundiais

"Green Explorer", serviço da Nokia para tornar as viagens dos usuários mais ecologicamente corretas

"Green Explorer", serviço da Nokia para tornar as viagens dos usuários mais ecologicamente corretas

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h38.

São Paulo - Pelo segundo ano consecutivo, a finlandesa fabricante de aparelhos celulares Nokia é eleita a empresa do setor de tecnologia mais "verde" do mundo, de acordo com a 11ª edição do índice de sustentabilidade do Dow Jones (o Dow Jones Sustainability Indexe), que mede o grau de sustentabilidade e responsabilidade corporativa das principais empresas globais.

A escolha da Nokia foi resultado de um estudo do Dow Jones, que avaliou as práticas sustentáveis de 2,5 mil empresas e a forma como elas estão integradas aos negócios. O vice-presidente executivo da empresa, Timo Ihamuotila, disse, em comunicado à imprensa, que a vitória do título, pelo segundo ano consecutivo, representa o reconhecimento do compromisso contínuo e intenso que os funcionários da Nokia têm com as práticas empresariais sustentáveis.

"Para nós, a sustentabilidade não é uma tendência, mas a nossa maneira de fazer negócios. Continuamos comprometidos em olhar além de nossas próprias operações para aproveitar o poder da tecnologia móvel para as questões ambientais, sociais e econômicas", afirmou.

No Brasil, a operadora de celular tem feito seu papel, criando várias campanhas de conscientização e projetos voltados para a reciclagem de celulares e baterias. Recentemente, a empresa firmou uma parceria com o Pão de Açúcar, para reciclagem de celulares. Com o nome de "Alô Recicle", o programa dispõe de pontos de arrecadação do material (foto abaixo) em 41 lojas da rede de supermercados localizados no Estado de São Paulo e nas cidades de Salvador e Fortaleza.

Todos os materiais coletados são recolhidos pela Nokia do Brasil e encaminhados para um centro de triagem na cidade de São José dos Campos, interior paulista. De lá, seguem para o exterior, onde são transformados em novos produtos, como brinquedos e eletrônicos.

Leia mais sobre tecnologias limpas
Acompanhe as notícias de Meio Ambiente e Energia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:Empresasempresas-de-tecnologiaIndústriaIndústrias em geralNokiasetor-eletroeletronicoTecnologias limpas

Mais de Mundo

Ladrões roubam Castelo de Windsor enquanto Príncipe William e família dormiam

Argentina volta atrás e adere à Aliança Global contra a Fome lançada por Lula no G20

China e Brasil fortalecem parcerias em e-commerce e cidades inteligentes

Trump prevê declarar estado de emergência nacional para deportar migrantes