Mundo

No Palácio do Planalto, Obama e Dilma visitam exposição de artistas brasileiras

Na chegada ao palácio, o presidente americano não teve contato com o público. A Polícia Militar isolou a Esplanada dos Ministérios e a Praça dos Três Poderes

Apenas Obama subiu a rampa no Palácio do Planalto (Agência Brasil)

Apenas Obama subiu a rampa no Palácio do Planalto (Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de março de 2011 às 11h25.

Brasília – Antes de terem a primeira reunião privada, o presidente norte-americano, Barack Obama, e a presidenta Dilma Rousseff visitaram uma exposição com obras de artistas brasileiras. Organizada no Palácio do Planalto, a mostra só será aberta ao público na terça-feira (23). A presidenta mostrou a Obama a tela Abaporu, da pintora modernista Tarsila do Amaral. A obra veio da Argentina apenas para a exposição.

Primeiramente, Obama e Dilma terão uma conversa privada. Em seguida, os dois participarão de uma reunião ampliada, com ministros brasileiros e secretários dos Estados Unidos e deverão assinar acordos. Por volta das 12h, os dois presidentes receberão a imprensa. Não está definido se Dilma e Obama responderão às perguntas dos jornalistas ou farão apenas um pronunciamento conjunto.

O norte-americano chegou ao Palácio do Planalto por volta das 10h30. Depois de passar a tropa em revista, ele subiu a rampa e foi recebido pela presidenta Dilma e pelo ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota.

Depois de subir a rampa, Obama foi homenageado com uma salva de tiros de canhão. Ele e Dilma ouviram os hinos nacionais dos Estados Unidos e do Brasil. Em seguida, os dois presidentes tiraram a foto oficial e Obama foi cumprimentado por ministros brasileiros. Um grupo de 90 crianças de uma escola pública do Guará, cidade a 15 quilômetros do centro de Brasília, acenava bandeiras dos dois países para o presidente norte-americano.

Na chegada ao palácio, Obama não teve contato com o público. A Polícia Militar isolou a Esplanada dos Ministérios e a Praça dos Três Poderes. A população pôde chegar apenas até o Supremo Tribunal Federal, a cerca de 300 metros do Palácio do Planalto.

Apenas o presidente norte-americano subiu a rampa. A primeira-dama Michelle Obama chegou por uma entrada lateral. Seguindo o protocolo, Barack Obama subiu acompanhado da mulher do chanceler Antonio Patriota, a diplomata Tânia Cooper Patriota, que é norte-americana.

Do Palácio do Planalto, Obama irá ao Itamaraty, onde participará do encerramento do fórum de presidentes executivos de empresas brasileiras e norte-americanas e de um almoço com 150 convidados.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaBrasil-EUADilma RousseffDiplomaciaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Programa espacial soviético colecionou pioneirismos e heróis e foi abalado por disputas internas

Há comida nos mercados, mas ninguém tem dinheiro para comprar, diz candidata barrada na Venezuela

Companhias aéreas retomam gradualmente os serviços após apagão cibernético

Radiografia de cachorro está entre indícios de esquema de fraude em pensões na Argentina

Mais na Exame