Donald Trump e Hillary Clinton: a pesquisa foi realizada entre 1.433 eleitores registrados entre 9 e 13 de setembro (Scott Audette / Javier Galeano / Reuters)
Da Redação
Publicado em 15 de setembro de 2016 às 11h43.
Washington - A candidata democrata à Casa Branca, Hillary Clinton, e seu rival, o republicano Donald Trump, estão empatados em intenções de voto em nível nacional, segundo uma pesquisa publicada nesta quinta-feira pelo "The New York Times" e "CBS News".
Se forem acrescentados à disputa os principais partidos minoritários, o Partido Libertário (Gary Johnson) e o Partido Verde (Jill Stein), Hillary e Trump obtém 42% de apoios cada um.
Caso os eleitores sejam questionados só sobre a disputa entre Hillary e Trump, o apoio é de 46% para a primeira e 44% para o segundo, dentro de uma margem de erro de 3%.
Ao falar de pessoas registradas para votar, Hillary aumenta sua margem com 46%, enquanto Trump aparece com 41%.
A pesquisa, que dá 8% de apoio nacional a Gary Johnson, mostra o bom momento da ideologia libertária, de corte ácrata, nos eleitores de entre 18 e 29 anos, entre os quais o ex-governador do Novo México obtém 26% de intenções de voto.
Na mesma faixa de idade, Stein obtém 10%, o que mostra a apatia que despertam a líder democrata e o republicano nestas eleições.
No entanto, os jovens costumam ter uma baixa taxa de participação eleitoral nos Estados Unidos.
Algo mais de 20% dos eleitores independentes, que não se inscrevem para votar como alinhados com nenhum partido, dizem aos pesquisadores que votarão por um terceiro partido.
Só 43% dos eleitores se mostraram entusiasmados com as eleições de 8 de novembro, enquanto algo mais de 50% dos que dizem que votarão em Trump ou Hillary expressaram forte apoio por um dos dois.
Trump vence Hillary entre os eleitores de raça branca (57% frente a 33%), mas a democrata se impõe com força entre mulheres, latinos e cidadãos negros.
A pesquisa foi realizada entre 1.433 eleitores registrados entre 9 e 13 de setembro.