Mundo

Nikki Haley deixará cargo de embaixadora dos EUA na ONU no fim do ano

Informação foi divulgada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que não anunciou o sucessor de Haley na entidade

Nicky Haley renunciou como embaixadora dos EUA na ONU (Stephanie Keith/Getty Images)

Nicky Haley renunciou como embaixadora dos EUA na ONU (Stephanie Keith/Getty Images)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 9 de outubro de 2018 às 11h31.

Última atualização em 9 de outubro de 2018 às 15h24.

São Paulo - Nikki Haley deixará o posto de embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU) até o final do ano, informou o presidente americano, Donald Trump.

O anúncio foi antecipado pela imprensa na manhã desta terça-feira, 09 de outubro. De acordo com relatos de fontes ouvidas pela rede de notícias CNN, a decisão de Haley pegou o secretário de Estado, Mike Pompeo, e o assessor de Segurança Nacional, John Bolton, de surpresa. 

Segundo Trump, ela o havia dito há seis meses que poderia sair do posto no fim deste ano. O republicano se negou a nomear o sucessor de Haley na ONU, mas afirmou que "muitas pessoas" querem o cargo e que o sucessor será discutido diretamente com ela e outras autoridades.

Nikki Haley

Republicana, Haley era governadora do estado da Carolina do Sul e foi aprovada para assumir a posição em janeiro de 2017. Em pouco mais de um ano e meio no posto, Haley ficou internacionalmente conhecida por seus comentários duros, especialmente na ONU.

Em junho, por exemplo, a embaixadora anunciou a saída dos EUA do Conselho de Direitos Humanos da entidade dizendo que a decisão do país veio “depois de nenhum outro país demonstrar coragem para se juntar a nossa briga para reformar esse órgão hipócrita”.

Apesar das polêmicas, Haley parece ter conquistado o coração dos americanos. Segundo a CNN, em uma pesquisa de opinião conduzida em abril de 2018, a atuação da embaixadora era aprovada por 63% dos americanos na ocasião. No recorte partidário, a aprovação era de 75% entre os republicanos e 55% entre os democratas. Na mesma sondagem, a aprovação de Trump foi de 38%.

 

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)ONU

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua