Mundo

'Não somos mais vira-latas', diz Franklin Martins

Ministro destacou obras e políticas implementadas por Lula durante a cerimônia de balanço dos oito anos de governo

Franklin Martins se emocionou durante o discurso (Rooswelt Pinheiro /AGÊNCIA BRASIL)

Franklin Martins se emocionou durante o discurso (Rooswelt Pinheiro /AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de dezembro de 2010 às 18h42.

O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins disse que é muito difícil colocar no papel o sentimento que existe hoje de que o País está "no caminho certo". "Não somos mais vira-latas", afirmou ele, durante cerimônia de balanço dos oito anos do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o ministro, esse é o maior legado do governo Lula. "O Brasil aprendeu que pode andar com as próprias pernas", disse. Para ele quem ler o balanço ficará impressionado com a quantidade de obras e políticas públicas feitas ao longo do governo.

Martins afirmou que o governo quer dar um recado claro ao fazer registro em cartório em seis livros do balanço dos dois mandatos do presidente Lula: a sociedade brasileira vai poder fiscalizar e comprovar que tudo que foi feito estava à altura das promessas e compromissos assumidos. "A sociedade vai encontrar o retrato de um governo que fez muito, fez mais e certamente poderia ter feito mais, mas honrou o voto", disse, em cerimônia no Palácio do Planalto.

Os seis livros tratam de desenvolvimento sustentável com redução de desigualdade: cidadania e inclusão social; infraestrutura; inserção no cenário mundial e soberania; democracia e diálogo; e gestão do Estado e combate à corrupção. Além dos seus livros, o Planalto montou dois sites com o balanço do governo.

Num discurso emocionado, o ministro destacou que é primeira vez que um governo presta contas à sociedade dessa forma e com transparência. "Estamos sendo transparentes, como este governo foi transparente ao longo desses anos", disse Martins, ressaltando que "nada mais normal" que o governo Lula tenha sido o primeiro a fazer esse balanço com registro em cartório.

Trajetória

Disse ainda que o presidente Lula construiu a sua trajetória política dizendo "não, sem bravatas" e assim construiu a sua liderança no País. Mas depois soube dizer "por que não?" e, mais tarde, "sim, nós podemos fazer". "O presidente Lula teve o desafio de ir além do dizer não."

Franklin Martins disse ainda que a presidente eleita, Dilma Rousseff, também sabe dizer "não". "A presidente Dilma terá a enorme responsabilidade de fazer um governo melhor do que o do presidente Lula. Estou muito confiante que ela será uma tremenda presidente da República", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilGovernoPolítica

Mais de Mundo

Blinken diz que somente aprovação do Hamas é necessária para trégua em Gaza

Venezuela manda reduzir representação diplomática de Holanda, França e Itália

Argentina teve inflação de 117,8% em 2024, 94 pontos a menos que em 2023

Trump anuncia que criará órgão para cobrar tarifas de outros países