Mundo

Nancy Pelosi é escolhida por democratas como líder da Câmara dos EUA

Até o presidente americano, Donald Trump, reconheceu em algumas ocasiões que Pelosi é uma pessoa idônea para ocupar o cargo

Nancy Pelosi: congressista foi eleita presidente da Câmara dos Representante dos EUA após sua legenda conquistar a maioria da casa nas eleições legislativas realizadas no início deste mês no país (Drew Angerer/Getty Images)

Nancy Pelosi: congressista foi eleita presidente da Câmara dos Representante dos EUA após sua legenda conquistar a maioria da casa nas eleições legislativas realizadas no início deste mês no país (Drew Angerer/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 28 de novembro de 2018 às 19h55.

Washington - A veterana congressista Nancy Pelosi foi escolhida nesta quarta-feira, 28 pelo Partido Democrata como presidente da Câmara dos Representante dos Estados Unidos, posto obtido depois de a legenda conquistar a maioria da casa nas eleições legislativas realizadas no início deste mês no país.

"Acredito que foi uma tarde boa", disse Pelosi a jornalistas após conseguir o apoio da maioria de seus correligionários e derrotar a oposição de alguns integrantes da bancada que queriam uma cara nova na liderança do Partido Democrata no Capitólio.

Pelosi, de 78 anos, obteve 203 votos a favor e 32 contrários. A votação definitiva, no plenário da Câmara dos Representantes, ocorre em janeiro, quando os congressistas eleitos em novembro tomarão posse. A veterana, que já presidiu a casa entre 2007 e 2011, precisará somar 218 votos.

Sobre as dúvidas dentro de seu próprio partido, Pelosi pediu que os democratas lembrem o que representa ter recuperado o controle da Câmara dos Representantes, até então de maioria republicana.

"Tirem um momento para assimilar o fato de que somos a maioria. Maioria. Maioria. Maioria", ressaltou a congressista.

Já Brian Higgins, congressista democrata por Nova York e que hoje apoiou Pelosi após ter criticado a indicação da colega de bancada, reconheceu que há muitos pontos de vista dentro do partido. Por esse motivo, destacou a importância de um debate aberto.

Apesar da aparente divisão, várias importantes figuras do Partido Democrata, entre eles o ex-presidente Barack Obama, declararam apoio a Pelosi, conhecida pelo espírito combativo, mas também pela capacidade de estabelecer pontes para acordos bipartidários. Até o presidente americano, Donald Trump, reconheceu em algumas ocasiões que Pelosi é uma pessoa idônea para ocupar o cargo.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaDonald TrumpEleições americanasEstados Unidos (EUA)Partido Democrata (EUA)Partido Republicano (EUA)

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia