Mundo

Namorada de Snowden estaria vivendo com ele na Rússia

Documentário sobre o ex-analista da NSA afirma que a namorada do americano, Lindsay Mills, se juntou a ele em Moscou em julho


	Edward Snowden: um pequeno trecho mostra Mills preparando o jantar com Snowden
 (Frederick Florin/AFP)

Edward Snowden: um pequeno trecho mostra Mills preparando o jantar com Snowden (Frederick Florin/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de outubro de 2014 às 16h16.

Nova York - O analista da inteligência americana Edward Snowden, que recebeu asilo em Moscou depois de revelar o sistema de vigilância eletrônica do governo dos Estados Unidos, conta com a presença de sua namorada americana na Rússia, segundo um documentário.

A produção "Citizenfour", de quase duas horas e produzida por Laura Poitras, pinta um retrato íntimo de Snowden escondido em um hotel de Hong Kong enquanto divulga as ações da Agência de Segurança Nacional (NSA) e, em seguida, traça a sua fuga.

O filme afirma que a namorada do americano, Lindsay Mills, se juntou a ele em Moscou em julho. Um pequeno trecho mostra Mills preparando o jantar com Snowden em uma cozinha com painéis de madeira, mas a conversa do casal não é registrada e ela não é entrevistada.

Antes, o documentário mostra Snowden em Hong Kong dando a notícia a sua parceira de que não voltaria tão cedo aos Estados Unidos, depois que agentes se dirigiram a sua casa no Havaí.

"É uma situação difícil", afirma Snowden, à beira das lágrimas na cama em seu quarto de hotel por contar a Mills que poderia não voltar.

"Ela não tem ideia (do que estou fazendo)", afirma. Ele diz que se sente mal por simplesmente desaparecer enquanto ela estava de férias, mas ressalta que fez isso para protegê-la.

Acompanhe tudo sobre:ArteCinemaEdward SnowdenEntretenimentoEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Oposição da Venezuela nega que Edmundo tenha se autoproclamado presidente do país em carta

Kamala Harris vai definir vice para eleição nos EUA antes de giro por estados-chave

Maduro acusa TikTok e Instagram de 'instalar o ódio' na Venezuela

Em meio à tensão no Oriente Médio, Rússia se diz pronta para cooperar com Irã

Mais na Exame